Há sobremesas e há sobremesas! E depois há o Bolo de Bolacha! Não sei se será o meu doce preferido, mas, seguramente, está no Top 5. No meu e no dos restantes membros da casa. Já fiz esta receita tantas vezes que acho que a consigo fazer de olhos fechados. É ótima para um almoço com a família mais alargada, como é um sucesso em qualquer festa, seja com mais adultos, seja com mais crianças. Além disso, é uma receita bastante versátil e sei que há muitos fãs da versão com manteiga. No entanto, não é o meu caso. Gosto mesmo desta com natas! Também podemos inovar, diminuímos as quantidades e fazemos colunas individuais com as bolachas.
Os Ingredientes
Os ingredientes são bastante comuns e, de certeza, que tens todos na tua despensa (Queres saber Como Criar uma Despensa? – clica aqui). Precisas de 2 pacotes de bolacha maria, 2 a 3 pacotes de natas para bater (200 ml cada), 8 colheres de sopa de açúcar amarelo e cerca de 500 ml de café, já frio.
A Preparação
Mais do que perícia, precisamos de um pouco de paciência para fazer as várias camadas do bolo. Preparo sempre com alguma antecedência a quantidade de café necessária para que, quando for fazer a montagem do bolo, o café já esteja frio, ou pelo menos, morno. A seguir, batem-se as natas com 6 colheres de açúcar até ficarem bem firmes. Entretanto, num prato de sopa, juntasse o restante açúcar (2 colheres) ao café. E é a altura de fazer a montagem da sobremesa. Escolhesse o prato onde se quer servir e demolhasse as bolachas maria no café, colocando-as em forma de flor no prato (uma bolacha no centro e as restantes em volta).
De seguida, faz-se uma camada com o chantilly e, assim, sucessivamente, até acabarem as bolachas. Deves ter em atenção que vais necessitar de chantilly para cobrir o bolo e as laterais. Quando o bolo estiver pronto, leva-se ao frigorífico, pelo menos 2 horas. Por último, decora-se com pepitas de chocolate, sprinkles ou até bolacha ralada.
Normalmente, vejo a montagem do bolo com as camadas de bolacha certinhas, ou seja, as bolachas das várias camadas ficam umas por cima das outras. No entanto, eu coloco as camadas desencontradas para que quando cortamos a fatia de bolo, haja sempre bolacha.
Bolo de Bolacha
Ingredientes
- 2 pacotes de bolacha Maria
- 8 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 500 ml de café morno
- 400 ml de natas para bater
Preparação
- Coloca o café e duas colheres de açúcar num prato de sopa.
- Bate as natas numa taça juntamente com o restante açúcar até obteres um chantilly espesso.
- Molha levemente as bolachas no café e coloca-as num prato grande.
- A cada camada de bolachas, cobre com uma camada de natas e, assim, sucessivamente até terminar as bolachas. Não te esqueças de reservar uma quantidade de natas para no final cobrir o bolo todo.
- Após finalizar o bolo, podes acrescentar raspas de chocolate, sprinkles ou até canela.
O bolo de bolacha também é uma das tuas sobremesas preferidas? Qual é a tua versão favorita? Natas ou Manteiga? Deixa comentário na caixa mais abaixo (não tens de te registar e o e-mail não fica gravado).
Se é a tua primeira vez pelo blog e gostas de receitas de sobremesas, vê a receita da Charlotte de Morango ou receita do Tiramissu. Também são deliciosas!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
5 comments
Adoro com natas e chocolate 😉 detesto creme de manteiga – raramente como bolo de bolacha por causa disso 😉
Olá, Helena!
Eu também não gosto mesmo nada com creme de manteiga.
Mas adoro este com natas 🤤
Beijinhos e obrigada pelo teu comentário 😍
Ótima sugestão para o fim de semana!
Pessoalmente não gosto dos recheios à base de manteiga, tornam-se enjoativos.
Vou sem dúvida experimentar esta receita😊
É isso mesmo, Clarisse. Deixei de comer os de manteiga por os achar muito enjoativos.
Já esta receita fica bem saborosa e sabe ainda melhor fresquinha!
Experimenta e depois diz como correu!
Beijinhos e obrigada pelo teu comentário 😍