Tal como os aromas, também a comida tem o condão de nos transportar para outros lugares ou reavivar memórias. A mesa de Natal da minha infância sempre foi recheada de muitas sobremesas e uma das que me lembro mais é do Bolo Inglês. Talvez por achar o nome engraçado, talvez por ter muitos frutos secos (algo de que sempre gostei muito). Foi esse reavivar de memórias que me fez querer fazer o Bolo Inglês aqui para o blog. Com Dezembro a chegar, todos os pensamentos se voltam para o Natal e ao ver a forma retangular que a minha mãe me deu, lembrei-me logo deste bolo.
Eu sei que para muitos portugueses o Bolo Rei é o bolo de eleição da mesa de Natal, mas na verdade não sou muito fã. Como uma fatia ou duas, só para não fazer desfeita aos meus pais e sogros que gostam muito, mas se fosse eu a escolher não o compraria. No entanto, gosto muito de bolos com frutos secos e com frutas cristalizadas. Gosto muito mais de Bolo Inglês e de Panetone. Nunca me atrevi a fazer este último, mas seguindo a receita da minha mãe, achei que o Bolo Inglês merecia a minha dedicação.
Os Ingredientes
Para este Bolo Inglês precisas de:
- 150 gr. de manteiga sem sal
- 250 gr. de açúcar
- 350 gr. de farinha super fina
- 2 colheres de chá de fermento
- 4 ovos
- 1 dl. de leite morno
- 1 cálice de vinho do porto
- 200 gr. de frutas cristalizadas
- 150 gr. de frutos secos (nozes, amêndoas,…)
A Preparação
Começa por pré-aquecer o forno 180º graus. Unta uma forma com manteiga ou com spray anti-aderente e coloca papel vegetal a forrar a forma.
Pica 150 gr. de frutos secos e 200 gr. de frutas cristalizadas. Se as frutas cristalizadas tiverem muito açúcar passa-as por água morna para retirar o açúcar em excesso. Seca-as e coloca-as numa taça, juntamente com os frutos secos. Acrescenta 2 colheres de farinha e mistura tudo bem.
Bate 150 gr. de manteiga com o 250 gr. de açúcar e 2 colheres de chá de fermento. Junta depois 4 ovos inteiros e 1 dl. de leite morno. Continua a mexer até teres uma mistura homogenea.
Adiciona de seguida 1 cálice de vinho do Porto, as frutas cristalizadas e 350 gr. de farinha. Mistura tudo novamente e coloca a massa na forma já untada. Leva ao forno cerca de 45 minutos a 1 hora. Não te esqueças de usar o palito para saber se está pronto.
Bolo Inglês
Preparação
- Começa por pré-aquecer o forno 180º graus. Unta uma forma com manteiga ou com spray anti-aderente e coloca papel vegetal a forrar a forma.
- Pica 150 gr. de frutos secos e 200 gr. de frutas cristalizadas. Se as frutas cristalizadas tiverem muito açúcar passa-as por água morna para retirar o açúcar em excesso. Seca-as e coloca-as numa taça, juntamente com os frutos secos. Acrescenta 2 colheres de farinha e mistura tudo bem.
- Bate 150 gr. de manteiga com o 250 gr. de açúcar e 2 colheres de chá de fermento. Junta depois 4 ovos inteiros e 1 dl. de leite morno. Continua a mexer até teres uma mistura homogénea.
- Adiciona de seguida 1 cálice de vinho do Porto, as frutas cristalizadas e 350 gr. de farinha. Mistura tudo novamente e coloca a massa na forma já untada. Leva ao forno cerca de 45 minutos a 1 hora. Não te esqueças de usar o palito para saber se está pronto.
Notas
- Podes usar os frutos secos à tua escolha. Eu usei apenas nozes e amêndoas, mas também resulta bem com pinhões, avelãs,…
- Também podes usar as frutas cristalizadas que mais gostas. Eu usei apenas laranja e limão cristalizados por gostar do sabor mais ácido, mas o típico bolo inglês tem sempre cereja e passas.
- Quando o bolo já estiver a ficar dourado, podes abrir o forno e fazer um pequeno rasgo a todo o comprimento para ficar com o típico aspeto de Bolo Inglês.
Procuras mais receitas para a mesa de Natal? Estás no sítio certo. Podes ver: Arroz Doce Cremoso, Bolo de Natal e Ananás com Canela no Forno.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤