Os dias da semana, por aqui, são agitados e sempre a correr de um lado para o outro, como acredito que sejam em muitas outras casas de família. Por essa razão, temos de descomplicar o nosso dia-a-dia e optar por receitas fáceis e rápidas de preparar. A receita de hoje: Gratinado de Frango, Fiambre e Milho, encaixa-se nessas categorias. Além disso, é também um ótimo aproveitamento de sobras e uma boa base para inventar um pouco.
No fim de semana passado, tivemos amigos a jantar cá e decidimos fazer Frango Assado no Forno. Tendo em conta que ainda eram algumas pessoas, assei alguns frangos e acabou por sobrar carne. Não gosto nada de desperdiçar comida. Acho que o desperdício alimentar é um verdadeiro desperdício em todos os sentidos (podes ler um pouco mais sobre isso aqui: Combater o desperdício alimentar – 12 dicas), ainda mais nos tempos que correm. Para aproveitar as sobras, já tenho alguns pratos habituais que faço sempre que sobra frango:
- Frango à Brás
- Wraps com Frango (clica no nome para veres a receita)
- Empadas de Frango
- Quiche de Frango e bróculos
- Salada de Frango
Como surgiu
Mas, desta vez, apetecia-me algo diferente e lembrei-me de fazer um gratinado. Já sabes que gosto muito de pratos de forno e, além disso, o frio a chegar pede mais comida de conforto. Olhei para a minha despensa e vi que podia acrescentar milho e fiambre em cubos que tinha no congelador. Faltava só a massa. Tinha uma embalagem de macarronete por abrir. Num instante, juntei todos os ingredientes e preparei este prato saboroso.
Este Gratinado de Frango, Fiambre e Milho pode ser totalmente reinventado e,
- em vez de milho podes colocar azeitonas ou cogumelos,
- em vez de fiambre pode ser bacon,
- em vez de macarronete pode ser outra massa que tenhas na despensa.
- podes também não levar ao forno e ser só Massa com Frango e Fiambre.
Enfim, a ideia é aproveitares o que tiveres disponível e fazer uma refeição rápida e que toda a família aprecie.
Os Ingredientes
Para o Gratinado de Frango, Fiambre e Milho, utilizei 1 lata de milho, 1 emb. de fiambre em cubos, frango desfiado, 1/2 emb. de macarronete, 1 emb. de creme de soja e 1 emb. de queijo mozarella ralado. No entanto, as quantidades dependem um pouco do frango que tenhas e da massa que queiras usar. Se usares mais do que 1/2 emb. de massa, aconselho a usar 2 embalagens de creme de soja ou de natas para ficar cremoso.
A Preparação
Primeiramente, desfia o frango e reserva. Coze a massa. Entretanto, num wok, coloca azeite e acrescenta o fiambre. Quando começar a ficar dourado, junta o milho e o frango desfiado. Deixa cozinhar mais um pouco. De seguida, acrescenta a massa e as natas e envolve bem.
Coloca a mistura num pirex e, por cima, acrescenta o queijo ralado. Leva ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 15/20 minutos ou até ficar douradinho. Podes servir com uma salada.
Gratinado de Frango, Fiambre e Milho
Utensílios
- 1 tabuleiro de forno
Ingredientes
- 1 lata de milho
- 1 emb. de creme de soja ou natas para cozinhar
- 1 emb. de queijo mozarella ralado
- 1 emb. de fiambre aos cubos
- frango desfiado
- macarronete
Preparação
- Começa por desfiar o frango e reserva. Coze a massa, com um fio de azeite.
- Entretanto, num wok, coloca azeite e acrescenta o fiambre. Quando começar a ficar dourado, junta o milho e o frango desfiado. Tempera com sal e pimenta. Deixa cozinhar mais um pouco.
- De seguida, acrescenta a massa e as natas e mexe bem para ficar tudo bem misturado. Retifica os temperos.
- Coloca a mistura num pirex e, por cima, acrescenta o queijo ralado.
- Leva ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 15/20 minutos ou até ficar douradinho. Podes servir com uma salada.
Outra vantagem de aproveitar as sobras é que nos podem ajudar na gestão das refeições, não tendo nós que cozinhar tantas vezes. És como eu e gostas que a comida sobre ou cozinhas a quantidade certa?
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤