Como já vos contei no artigo 5 Dicas para Saltar do Sofá para o Ginásio, nunca fui muito dada à prática desportiva quando era miúda. Mas com a chegada à vida adulta percebi que teria de ser mais ativa se queria ser saudável. E comecei a frequentar ginásios. Inicialmente, a minha motivação para treinar era apenas a de manter a forma, porém rapidamente se tornou também em ter o “meu” momento. Aquela altura do dia em que eu tirava uns minutos apenas para mim e estava em silêncio com os meus pensamentos.
Ao longo dos anos, houve alturas de treino mais intensos e alturas em que abrandei, mas nunca deixei de praticar exercício. Quando se tem filhos, principalmente, mais pequenos a gestão familiar não ajuda a que se consiga tirar tempo para nós. Eu gosto de treinar cedo, mas fui adaptando os meus horários de treino com os da família. Houve uma altura que ia ao ginásio ao mesmo tempo que os miúdos estavam nas aulas de natação, por exemplo. Era um 2 em 1 ☺ Mas também já tive uma época em que me levantava bem cedo e ia ao ginásio antes de apanhar o comboio para Lisboa, senão não conseguiria ir de todo.
Se me custava? Custava bastante, mas sempre considerei que o retorno do esforço que fazia era muito maior do que o custo que tinha.
Como encontrei, então, a minha motivação para treinar? Primeiro, sou uma pessoa obstinada e se coloco uma ideia na cabeça tenho de a conseguir realizar. Além disso, sinto-me sempre muito melhor depois de treinar. Fico sempre de melhor humor, consigo mais facilmente relativizar os problemas e tenho mais energia. Ao mesmo tempo sinto que estou a tratar de mim e da minha saúde.
8 Formas de nos motivarmos
Disciplina
Antes de disciplinar o corpo, temos de disciplinar a mente. E será, provavelmente, a tarefa mais difícil … A questão passa por entendermos que não podemos arranjar desculpas para não treinar e devemos seguir o plano que anteriormente definimos. Se dissemos que íamos treinar 2 vezes por semana, então, vamos treinar 2 vezes. Sem desculpas! Se estivermos realmente decididos, arranjamos sempre uma maneira de cumprir o plano.
Treinem ao som de música
A música ajuda imenso a praticar qualquer atividade. Ajuda a concentrar-nos, a manter o ritmo, mas também a manter a alegria e o entusiasmo. Em ginásio, por norma não ouço música, há normalmente a do local. Mas, agora, que corro na rua, a música ajuda-me imenso a concentrar.
Tenham companhia
Eu sou filha única e gosto muito do meu tempo sozinha. Não tenho problema de ir correr sozinha ou ir ao ginásio sem companhia. Mas ter uma companhia para treinar pode ajudar bastante a motivar-nos. Temos alguém com quem compartilhar as nossas dificuldades, mas também alguém com quem não queremos quebrar o compromisso e deixar sozinho. Desde Outubro, comecei a ir fazer as minhas corridas ao sábado de manhã com uma amiga e acho que nunca falhamos um dia. Porque se há um dia que não apetece tanto a uma, a outra está lá para incentivar e ajudar. Além da motivação extra de colocarmos a conversa em dia no fim do treino 😂
Definam uma meta/objetivo
Definir uma meta ou um objetivo ajuda muito a que não se desista de treinar. Porque temos um objetivo traçado que sabemos só conseguir se continuarmos a treinar. Até pode não ser perder peso, pode ser apenas ficar mais tonificado ou conseguir correr mais um 1 km ou levantar mais peso ou andar mais tempo. O importante é, logo de início, definir objetivos e ir criando novos à medida que os anteriores são alcançados.
Alterar o plano de treinos
Se treinam num ginásio e têm um plano de treinos definido, ao fim de algum tempo pode ser aborrecido continuar a fazer exatamente os mesmo exercícios. Vão alterando o plano também para que os músculos não se habituem aos mesmos exercícios.
Não se deixem abalar por pausas
Se por algum motivo tiveram de parar de treinar durante algum tempo, não desista. No regresso vai custar um pouco, é certo, mas rapidamente volta a ser uma rotina e o corpo habitua-se rapidamente.
Esqueçam a balança
Principalmente, no início a balança não deve ser a preocupação. É claro que ao praticarmos exercício físico queremos ter o peso certo para nós. No entanto, a preocupação deve ser a prática do exercício físico em si. Até porque podemos não perder o que pretendemos tão rapidamente como queremos e podemos desmotivar. Além disso, se fizermos bem as coisas, perdemos massa gorda, mas ganhamos massa muscular e o peso pode não descer assim tanto, porém as mudanças no corpo serem visíveis. Se puderem, comprem uma balança que além do peso, indica a massa gorda, a massa muscular e a água no nosso corpo e ajudará a entendermos melhor como está o corpo a reagir.
Pensem porque querem fazer exercício físico
Se começaram a pensar em fazer exercício físico é porque há alguma razão para isso. Está relacionada com a estética? A saúde começou a ser uma preocupação? Ou querem mudar de estilo de vida e ter um estilo mais saudável? Qual foi o verdadeiro motivo para quererem começar? Fixem esse motivo e não se esqueçam dele sempre que quiserem desistir. Essa será a sua principal motivação para treinar.
Não se esqueçam que devem aliar a prática de exercício físico a uma alimentação saudável.
💻Poderá querer ver também o artigo Os meus indispensáveis de corrida e Exercício Físico em Tempos de Pandemia.
📺 Veja ainda o vídeo em que colaborei com o canal de YouTube TechCorner.TV sobre a Mi Band 5 e a chegada da 6, uma grande ajuda quando treinamos.
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
3 comments
Olá! Gostei muito do artigo. Eu sou muito indisciplinada a fazer exercício. Talvez se fizer duas vezes por semana, em vez de tentar fazer todos os dias (que falho sempre a maioria dos dias ahahah) consiga uma prática regular. Gostei muito das dicas. Bom domingo 🙂
Olá, Marta! Bem-vinda ao Amoras e Mirtilos! Acho que tens razão. Tenta colocar uma meta que consigas atingir. Vais ver que num instante vais conseguir que se torne um hábito. Vê o artigo https://amorasemirtilos.pt/lifestyle/5-dicas-para-saltar-do-sofa-para-o-ginasio/. Pode ajudar-te a tornar a prática de exercício mais consistente. Beijinhos e obrigada pelo tem feedback! 😚