Sou uma cházeira! Não sei se a expressão vos é familiar, mas era o que a minha mãe me chamava quando eu era pequena porque adorava beber chá! O gosto mantem-se e todos os dias há chá acabado de fazer para mim e para o meu marido, como já vos disse nas 10 Estratégias para Perder Peso. E, agora, até a minha miúda já bebe chá ao pequeno-almoço😊 Cresci a ouvir: “Bebe este chá que é bom para isto!” “Bebe aquele chá que faz bem àquilo”. E apesar de ser um pouco descrente, com o passar dos anos comprovei que efetivamente se conhecermos as caraterísticas de cada chá, as podemos utilizar a nosso favor e contribuir para o nosso bem estar. É mesmo o meu remédio caseiro de eleição. Também é o teu?
Cá em casa bebemos chá de vários sabores e, como temos sempre chá feito, gostamos de ir variando. Temos de várias marcas, mas somos fãs dos chá da Ahmad Tea. Ficamos a conhecer esta marca numa viagem a Londres e ficamos rendidos. Descobrimos que se vendem em alguns supermercados cá em Portugal, não em todos, nem todas as variedades, e sempre que vamos à Makro ou à Auchan trazemos um pequeno carregamento… Gostamos, principalmente, dos que têm sabores a fruta.
Mas, hoje, no Dia do Chá para os ingleses, gostava de te falar de 3 chás que tenho sempre em casa porque pelas suas características são o remédio caseiro ideal para nos ajudar. Têm funções diferentes, claro, e devemos bebê-los conforme a nossa necessidade do momento. Venho assim falar do Chá de Príncipe, do Chá Verde e do Chá de Valeriana.
Chá de Príncipe
Sabes quando comes alguma coisa que não te cai bem ou te pára mesmo a digestão? Este chá é o ideal. A minha mãe tem sempre em casa e passou-me esse hábito. É incrível o poder que tem. Convém beber quente, mas o meu marido, que só gosta de bebidas frias, bebe-o frio e faz efeito na mesma. Passado algum tempo de o bebermos, a má-disposição (seja azia ou paragem de digestão) melhora bastante isto porque a erva de Príncipe é um prebiótico que ajuda a criar as bactérias benéficas do cólon. Possui também fibras alimentares na sua composição e deixa um agradável cheirinho a limão na cozinha, enquanto estamos a fazer o chá. 😊
Chá Verde
Foi-nos recomendado beber por um nutricionista porque tem propriedades que ajudam a emagrecer e a acelerar o metabolismo. Mas os seus benefícios vão muito além disso: tem um elevado número de antioxidantes, aminoácidos, magnésio, cálcio, ferro, zinco e vitaminas B, E e C na sua composição. Ao acelerar o metabolismo aumenta também a nossa energia e, por sua vez, o desempenho físico. Além disso, o chá verde tem uma substância, a L-Teanina, que aumenta a produção de dopamina e serotonina, responsáveis por aumentar o nosso bem-estar. No entanto, não convém beber em demasia ou todos os dias pois tem cafeína.
Chá de Valeriana
Ajuda muito a ter noites de sono mais tranquilas, uma vez que a raiz de Valeriana tem propriedades calmantes e, até, sedativas. Eu tenho bastante dificuldade em conciliar o sono e acordo com muita facilidade. É ótimo quando temos crianças pequenas e que acordam muito de noite, mas já não é tão bom quando as crianças já dormem a noite toda e nós também gostávamos de o conseguir fazer. Desde que passei a tomar este chá que consigo ter noites bastante mais tranquilas e prolongadas. Costumo comprar este do Pingo Doce.
Para esta questão do dormir melhor, há também um chá muito bom da Lisbon and Co. chamado Relax. Este não tem valeriana, mas tem erva-cidreira, camomila e funcho, além de melatonina e é bastante eficaz (uma vez tomei-o a meio da tarde e quando vinha no comboio quase adormeci, o que nunca na vida me tinha acontecido!).
Outro chá que também é eficaz para dormir é Noite Tranquila da Lipton, que apesar de também não ter valeriana, tem lúcia-lima, folhas de laranjeira, tília, lavanda e camomila. Também funciona bem para que eu consiga dormir uma noite seguida.
Quais são os teus chás preferidos? E quais os chás que utilizas como remédio caseiro e para que situação? Deixa nos comentários!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
1 comment