O mês de Setembro tem sempre aquela sensação de recomeço, não achas? É o regresso às aulas, mas é também o recomeço das rotinas que se vão manter até chegar novamente o Verão, é o começar a pensar na nova estação e a sensação de que o tempo quente está a findar. Eu gosto muito desta altura do ano, mas sei que há também muitas pessoas que não gostam. Afinal, são muitas as tarefas que temos pela frente.
Acho que o mais importante para ultrapassarmos este período sem grandes stresses é definir quais as tarefas que temos e a quem elas ficam atribuídas. És tu que vai levar as crianças de manhã à escola? Quem as vai deixar nas atividades? Quem prepara os lanches? É claro que ao longo do ano esta rotina pode ser alterada e deve ser flexível, mas se tiveres estabelecido quem faz o quê, torna-se mais fácil para todos.
As rotinas cá de casa já variaram muito. Houve uma altura em que era eu que levava os dois de manhã para a creche. Noutra altura, levava só o mais novo e o Hugo levava a nossa miúda para a escola. Também já fizemos o ir levar em dias alternados para conseguirmos ir ao ginásio. Enfim, o importante é conseguirmos integrar as tarefas que temos de fazer no nosso dia-a-dia da melhor forma.
Seguem, então, algumas ideias que me têm ajudado a ultrapassar Setembro e o reinício de uma maneira mais suave!
Volta aos horários habituais de dormir
Começa a preparar os miúdos para a nova realidade uma semana antes. Podes ir fazendo devagarinho, adiantando a hora de deitar 15 minutos a cada dia, para que não estranhem muito. E adiantar também a hora de acordar. Se os teus filhos tiveram a sorte de puder estar por casa a preguiçar durante o tempo das férias e são dos que gostam de dormir até tarde, é importante que se adaptem não só à hora de deitar, mas também a hora de levantar.
Estabelece ou redefine uma rotina diária
Ter a noção das diversas tarefas diárias que tens de fazer com as crianças vai facilitar muito o teu dia-a-dia. Isso e perceber o tempo que demoras em cada uma. Os meus miúdos já estão mais crescidos e já são bastante autónomos, mas quando eles eram mais pequenos senti esta necessidade para não andar todos os dias a descabelar-me e a gritar com eles. Parei e analisei tudo o que diariamente era necessário fazer, defini o que iria fazer à noite e o que faria de manhã e passei a ter dias muito mais tranquilos. Podes ver como o fiz no artigo Como organizar as manhãs com crianças.
Claro que as rotinas vão mudando conforme as nossas necessidades. Este ano, por exemplo, o meu filho mais novo vai mudar de escola. O meu percurso matinal vai ter de ser alterado porque a escola é diferente, tal como o horário de entrada. Como vão passar os dois a entrar à mesma hora em escolas diferentes ainda não decide a que escola vou primeiro… Acho mesmo que vou ter de testar as duas possibilidades e ver qual é a que resulta melhor.
Cria um local para afixar os horários da escola e das atividades
Escolhe um local para colocar os horários da escola e das atividades, de preferência um local que seja visível para todos. Podes até criar um calendário semanal, se as atividades forem muitas. Enquanto as crianças estão na primária os horários de saída são sempre iguais, mas quando passam para o 5º ano os horários variam todos os dias e pode ser mais complicado de decorar, ainda mais se tiveres mais do que um filho.
Distribui os horários por todos os que necessitam de ter conhecimento
Todos os que estão envolvidos na rotina das crianças (pai, mãe, Centro de Estudos, Avós,…) devem ter o horário atempadamente para que no início das aulas não haja dúvidas. No Centro de Estudos, é importante avisar dos horários das atividades, caso as crianças tenham dias específicos que saiam mais cedo e também quem os vai buscar nesses dias.
Estabelece regras e explica-as
Queres que assim que cheguem a casa comecem a fazer os trabalhos de casa? Ou achas que podem lanchar antes de o fazer? Independentemente das regras que pretendes que os teus filhos sigam, explica-lhas. Se explicares o que pretendes, de certeza que os miúdos terão mais facilidade em as cumprir.
Define o local de estudo
O local de estudo pode ser a mesa da cozinha ou a mesa da sala de jantar, mais importante do que ter uma secretária só para si é ter um local designado para o estudo. Se é mais fácil fazer os trabalhos de casa na mesa da cozinha porque não? Desde que todos na casa o saibam e não tentem invadir o espaço enquanto a criança está na sua atividade.
Organiza o material escolar
O estudo será mais fácil se os mais pequenos souberem onde estão os livros e onde está o material de que necessitam para as suas tarefas. É importante também definir o local onde a mochila deve ser arrumada para o dia seguinte. Ajuda muito na rotina matinal.
Se ainda não compraste o material escolar, vê o artigo Material Escolar – Consegues Poupar?, onde podes fazer o download de Checklists para te ajudar a organizar esta tarefa.
Estabelece regras para o uso de dispositivos
Além das regras relacionadas com as aulas e os trabalhos de casa, penso que nesta altura é importante voltar a definir as regras em relação aos dispositivos, seja o tempo no telemóvel, no computador ou na televisão. É importante impor limites e explicar esses limites aos mais novos.
Analisa o guarda-roupa
Pois é, chegou, novamente, aquela altura do ano em que temos de ver o que serve e o que não serve. É preferível fazê-lo já do que chegares à altura das aulas e os ténis já estarem apertados ou as calças não servirem. É também a altura para rever vestuário/material para as atividades extra-curriculares. Os meus miúdos praticam natação e, depois de terem experimentado os fatos de banho, já tivemos de fazer uma encomenda na Decathlon com tudo o que já não servia.
Gostavas de ver este tema tratado em vídeo? Dá um vista de olhos aqui 👇
Até à próxima,
Irene
Este artigo pode conter ligações (links) de afiliado, o que significa que se fizeres uma compra através da ligação, podemos receber uma comissão, sem qualquer custo para ti e sem aumento de preço. Se gostas deste projeto e queres ajudar a Amoras & Mirtilos, podes utilizar as nossas ligações para as tuas compras.
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤