Estamos quase a dizer a adeus a 2022 e isso merece uma comemoração. Depois de mais um ano difícil, acho que todos merecemos comemorar em grande e esperar que 2023 seja melhor, muito melhor do que o seu antecessor. Quando penso em comemorações, penso também em iguarias, especialmente doces. Por isso, hoje deixo-te a receita desta Tarte de Limão Merengada. Uma ótima sobremesa para a tua mesa de Passagem de Ano.
Há já bastante tempo que não fazia esta receita, mas estava guardada no meu caderninho das receitas na zona das receitas a repetir. É uma sobremesa que resulta muito bem, especialmente se se gostar de citrinos nas sobremesas. Apesar de não apreciar o agridoce, adoro a mistura entre os sabores mais cítricos e o adocicado. É exatamente essa mistura que encontramos nesta tarte: um sabor doce da base e do creme que contrabalança com o sabor ácido do limão. Se estiver fresca, ainda fica melhor. Uma maravilha!
Além disso, o merengue confere à tarte todo o aspeto de festa e de comemoração que a passagem de ano requisita. É uma sobremesa saborosa, mas também bonita e quase dá pena ter de a dividir em fatias. Mas bem, foi para comer que ela foi feita! 😅
Os Ingredientes
Para fazer esta Tarte de Limão Merengada precisas de:
- 200 gr. de bolachas digestivas
- 80 gr. de manteiga sem sal +60 gr. de manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 1 limão
- 5 ovos
- 750 ml. de água
- 300 gr. de açúcar amarelo
- 1 pitada de sal + 1 pitada de sal
- 5 colheres de sopa de açúcar branco
A Preparação
A Base
Começa por desfazer as bolachas digestivas numa mini-picadora. Entretanto, derrete as 80 gr. de manteiga no micro-ondas (cerca de 20 a 3′ segundos). Numa taça, mistura bem a bolacha ralada e a manteiga. Coloca a mistura numa forma de tarte e leva durante alguns minutos ao frigorífico para ficar rija. De seguida, leva ao forno a 220º cerca de 10 a 15 minutos.
O Creme
Primeiramente, separa as claras das gemas. Reserva. Depois, derrete 60 gr. de manteiga num tacho e junta 3 colheres de amido de milho. Mexe sempre até engrossar. Junta depois a água, o açúcar amarelo, o sumo e as raspas do limão e a pitada de sal. Mexe durante uns 10 minutos ou até obteres um creme espesso (percebes que está a ficar bom quando a mistura começar a abrir “bocas”).
Bate as gemas e junta um pouco da mistura para que as gemas não cozam. Quando estiver bem misturado adiciona as gemas ao creme que está no tacho. Mexe novamente até que as gemas estejam bem misturadas. Desliga o lume e deixa arrefecer.
O Merengue
Bate as claras em castelo. Quando as claras estiverem quase prontas, acrescenta o açúcar branco devagar e 1 pitada de sal e continua a bater até estar firme e brilhante.
A Montagem
Reduz a temperatura do forno para 160º. Na forma, acrescenta o creme e, de seguida, coloca o merengue. Podes colocar às colheradas ou com a ajuda de um saco de pasteleiro. Leva ao forno até o merengue ficar dourado (demorou cerca de 15 minutos no meu forno).
Tarte de Limão Merengada
Ingredientes
- 200 gr. de bolacha digestiva
- 140 gr. de manteiga sem sal
- 5 ovos
- 1 limão raspa e sumo
- 3 col. de sopa de amido de milho
- 300 gr. de açúcar amarelo
- 2 pitadas de sal
Preparação
Base
- Começa por desfazer as bolachas digestivas numa mini-picadora. Entretanto, derrete as 80 gr. de manteiga no micro-ondas (cerca de 20 a 3' segundos). Numa taça, mistura bem a bolacha ralada e a manteiga. Coloca a mistura numa forma de tarte e leva durante alguns minutos ao frigorífico para ficar rija. De seguida, leva ao forno a 220º cerca de 10 a 15 minutos.
Creme
- Primeiramente, separa as claras das gemas. Reserva. Depois, derrete 60 gr. de manteiga num tacho e junta 3 colheres de amido de milho. Mexe sempre até engrossar. Junta depois a água, o açúcar amarelo, o sumo e as raspas do limão e a pitada de sal. Mexe durante uns 10 minutos ou até obteres um creme espesso (percebes que está a ficar bom quando a mistura começar a abrir "bocas").
- Bate as gemas e junta um pouco da mistura para que as gemas não cozam. Quando estiver bem misturado adiciona as gemas ao creme que está no tacho. Mexe novamente até que as gemas estejam bem misturadas. Desliga o lume e deixa arrefecer.
Merengue
- Bate as claras em castelo. Quando as claras estiverem quase prontas, acrescenta o açúcar branco devagar e 1 pitada de sal e continua a bater até estar firme e brilhante.
Montagem
- Reduz a temperatura do forno para 160º. Na forma, acrescenta o creme e, de seguida, coloca o merengue. Podes colocar às colheradas ou com a ajuda de um saco de pasteleiro. Leva ao forno até o merengue ficar dourado (demorou cerca de 15 minutos no meu forno).
Pronta para comemorar? Já tens o champagne ou o Champomy no frio?
Se procuras mais receitas saborosas como a Tarte de Limão Merengada, mas também bonitas e que façam um “vistaço” na mesa da Passagem de ano, vê estas sugestões:
Um excelente 2023!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤