Vivemos vidas agitadas. Corremos de casa para a escola dos miúdos, da escola dos miúdos para o trabalho e voltamos a correr novamente no regresso a casa. As tarefas são muitas, o tempo e a disponibilidade poucos. No entanto, continuamos a querer viver numa casa limpa, asseada e cheirosa. O ideal seria recorrer a alguém externo que fizesse a maioria das tarefas de limpeza por nós. Porém, não havendo essa possibilidade, é preciso criar uma rotina de limpeza da casa. Para que a mantenhamos em ordem, mas também para viver melhor e mais descansadas.
Como em tantos outros aspetos da gestão familiar / do lar não me parece que exista uma fórmula mágica para uma rotina de limpeza. As horas de chegada a casa são diferentes para muitas pessoas, tal como os dias de descanso e quem se tem para colaborar. Por isso, não te vou dizer que o ideal é limpar a casa num só dia ou fazer uma limpeza repartida. No entanto, há alguns aspetos que se podem ter em conta, que me parecem universais, e que depois se podem aplicar às diferentes realidades vividas por cada uma.
Já tive diferentes rotinas de limpeza que fui adaptando conforme o tempo que tinha e a idade dos meus filhos, mas também as mãos disponíveis para me ajudar. Quando os miúdos eram pequeninos tive uma grande ajuda da minha mãe, que vinha a minha casa e, além de preparar as sopas, passava também a ferro. Quando trabalhei em Lisboa, comecei a delegar mais tarefas e a solicitar mais a intervenção dos pequenos. Hoje em dia, sinto que cá em casa temos uma boa rotina, que assenta na experiência, mas também na disponibilidade de todos em casa. Para me orientar nas tarefas e nada ficar esquecido, utilizo uma lista no Bullet Journal, mas também a aplicação das notas no telemóvel, onde anoto as tarefas semanais a fazer e o que, eventualmente, passa para a semana seguinte.
Partilho, assim, alguns aspetos que deverás ter em conta caso queiras criar pela primeira vez uma rotina de limpeza ou apenas queiras atualizar a que já tens, mas que já não se adapte à tua vida atual.
1º Passo – Define o que precisa de ser feito em cada área
Antes de começares a elaborar uma rotina de limpeza minimamente realista precisas perceber o que tens de fazer em cada área da casa. Pode parecer óbvio, mas a verdade é que se não tiveres tudo anotado, algumas tarefas (principalmente as que são feitas mais espaçadamente) podem acabar por ficar esquecidas.
Por isso, dá uma volta pela casa e escreve tudo o que queres que seja limpo e a frequência com que o desejas fazer. Não te assustes se ao escrever parece que são demasiadas tarefas e começas a pensar que não as consegues executar a todas.
Exemplo:
Define as tarefas de limpeza de um quarto:
- Limpar o pó – 1x por semana
- Aspirar o chão – 1x por semana
- Lavar o chão – 1x por semana
- Limpar o candeeiro de teto – 1x por mês
- Lavar janelas – 1x por mês
- Lavar cortinados – 2 a 3 x por ano
- Lavar tapetes – 6 em 6 meses
- Armários – 6 em 6 meses
- Lavar colchão – 1x por ano
Nota: A tua lista pode ser diferente da minha e não há qualquer problema nisso. Concentra-te no que consideras necessário para a tua casa e não dês importância a opiniões alheias.
2º Passo – Agrupa as tarefas por frequência
Agora que sabes o que tens a fazer e a frequência com as queres fazer, está na hora de as juntar por frequência. Ao juntar as tarefas pela frequência torna-se mais fácil de perceber o que tens de fazer em determinadas alturas e o tempo que tens de dispender.
Exemplo:
Todos os dias
Limpeza rápida do chão, limpar bancadas da cozinha, mesa da cozinha, colocar loiça na máquina, manter sanitas limpas,…
1x por semana
Aspirar, Lavar o chão, Limpar o pó, despejar os caixotes do lixo dos wc´s, mudar toalhas, mudar lençóis,…
1x por mês
Limpar máquina da loiça, limpar máquina de lavar roupa, lavar janelas, limpar candeeiros, aspirar sofás, …
6 em 6 meses
Limpar armários, lavar tapetes, armários da cozinha e da sala,…
1x por ano
Lavar cortinados, destralhar, limpar frigoríficos e arcas mais profundamente,…
3º Passo – Verifica o tempo que tens
Agora, chega a altura de sermos realistas. Sabes o que queres limpar e a frequência com que o deves fazer. Mas é preciso perceber o tempo que tens disponível e que queres dispensar para a limpeza da casa. Podes escrever que queres limpar os candeeiros todos os meses, mas se não tiveres tempo para o fazer não vale de nada. É preferível passar a ser uma tarefa, por exemplo, a fazer de 2 em 2 meses do que ser algo que fica a incomodar-te porque não a fizeste e que, eventualmente, acaba por ser deixada totalmente de lado.
Analisa a tua agenda e percebe quando podes fazer as limpezas. Tal como outro compromisso qualquer, bloqueia esse tempo para as fazeres. Poderá ser útil criar um calendário semanal das várias tarefas de limpeza. Este calendário vai ajudar-te a encaixares todas as tarefas que têm de ser feitas, mas também para se algo não tenha sido feito, possa passar para a semana seguinte. Com o calendário semanal consegues ter uma visão geral de tudo a ser efetuado e vai assim ajudar-te a organizar todas as tarefas.
Se consegues delegar tarefas, cria um calendário para quem partilhe a limpeza da casa contigo.
4º Passo – Define o teu estilo de limpeza
Neste processo de criação de uma rotina de limpeza ajuda perceber como gostas de fazer as coisas. Provavelmente, a maioria dirá que não gosta de limpar. Certo! Eu, confesso, já gostei menos. Mas, sendo algo que temos mesmo de fazer, quando e como o preferes fazer?
Preferes limpar todos os dias um bocadinho? Ou preferes dividir por 2 dias? Ou mesmo tudo num só dia? Qualquer opção é uma escolha válida, desde que vá de encontro aos horários e disponibilidade de toda a família. Eu, por exemplo, prefiro alocar as tarefas de limpeza numa manhã ou numa tarde do fim de semana do que as ter divididas por toda a semana. Se limpasse todos os dias uma área da casa, teria a sensação de estar sempre a limpar, o que acabaria por me cansar psicologicamente e tornar a ideia de limpar demasiado monótona.
5º Passo – Pensa em quem pode participar
Algo muito importante para criar a rotina de limpeza é perceber quem pode colaborar contigo nas tarefas. Em muitas famílias, as tarefas já são (thank god!) partilhadas por todos, mas se ainda não é esse o teu caso, pensa no que todos em casa podem (e preferem) fazer para contribuir para um ambiente limpo e agradável. Eu limpo o pó porque tenho filha e marido asmáticos, mas eles até gostam de aspirar e lavar o chão. A casa é todos. Todos devem contribuir. A divisão das tarefas torna tudo mais simples para todos, além de ensinar as crianças a fazer um pouco de tudo desde cedo.
Tens filhos ainda pequenos que, nesta altura, parecem mais empecilhos do que ajuda? Compreendo, mas há sempre pequenas coisas que podem fazer e que te retiram tarefas da tua lista (esquece o perfeccionismo que possas ter). Podem, por exemplo:
- tirar os sacos dos caixotes do lixo e colocar novos,
- tirar os lençóis da cama,
- ajudar a fazer as camas,
- colocar as toalhas no cesto da roupa suja,
- dividir a roupa suja por cor e tipo (lençóis, toalhas turcas,…)
- arrumar os seus próprios brinquedos,…
Vê um pouco mais sobre as tarefas que os mais pequenos podem fazer aqui.
6º Passo – Cria a rotina de limpeza semanal
Finalmente, com toda a informação recolhida e em ordem, podes criar a tua rotina de limpeza. Tens apenas de preencher nas alturas que consideraste disponíveis as tarefas que precisas fazer e quem as faz.
O ideal será no início do mês avaliares se é altura de limpar algo que não seja tão frequente para arranjares espaço na tua rotina para essa tarefa. Se tens algumas tarefas que são mensais, não têm de ser feitas todas na 1ª semana do mês. Podes, por exemplo, fazer uma limpeza à máquina da loiça na 1ª semana do mês, mas lavar a máquina da roupa na 2ª. Tal como tens algumas tarefas anuais que não têm de ser feitas todas na mesma altura (a limpeza das arcas não tem de ser na mesma altura que colocas os edredons ou os cortinados para lavar).
Dicas:
- Algumas tarefas anuais ou semestrais fazem mais sentido em determinada altura do ano. Por exemplo, limpar a lareira deve ser feita no fim do Inverno, mas lavar cortinados calha melhor quando o tempo está mais quente.
- Achas que são demasiadas tarefas e não consegues fazer tudo? Começa por dar prioridade às mais importantes. Se tiveres tempo para as restantes ótimo, se não ficam para outra altura.
- Envolve a tua família. É tão importante que colaborem para que tu não faças tudo, tal como é importante para o seu próprio crescimento e desenvolvimento.
- Coloca o calendário com os dias de limpeza em sítios visíveis para todos: no placard da cozinha ou no calendário familiar e na tua agenda.
- Sê realista e não esmoreças. Há semanas (até meses) mais fáceis do que outros. É a vida a acontecer e não há mal nenhum nisso. Se, em algumas alturas, não consegues fazer tudo não stresses com isso.
7º Passo – Torna a rotina num hábito
Com tudo a postos, é altura de colocar em prática a rotina que criaste. No entanto, se nas primeiras semanas não conseguires que resulte, não fiques preocupada. Dá tempo (pelo menos um mês) para que todos se habituem às tarefas que têm em mãos, que as aprendem (caso não as fizessem antes) e em pouco tempo tudo será fluido e calmo.
Estas semanas de experiência dão-te tempo para perceber:
- o que correu bem
- o que não correu nada bem
- o que leva mais ou menos tempo do que o esperado
- o tempo que realmente tens disponível
- se o que delegaste é mesmo feito.
E é assim que consegues limar algumas arestas que sejam necessárias limar na tua rotina de limpeza da casa.
Até à próxima,
Irene
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