Quando comecei a procurar a receita para o bolo dos meus anos, decidi que queria fazer um bolo que nunca tivesse feito antes. Afinal, 40 anos mereciam uma nova receita. Decidi-me pelo Bolo Red Velvet porque sempre o quis fazer, mas nunca me tinha atrevido. Sabia que era um bolo muito saboroso, mas desconfiava que fosse complicado e eu sou pelas receitas simples e fáceis. Cheguei à conclusão que já devia ter experimentado a receita antes e fiquei com a certeza que a repetiria para o blog como sugestão do Dia dos Namorados.
O Bolo Red Velvet é apelativo não só pela cor. É claro que ter um tom avermelhado ajuda a tornar o bolo mais interessante e faz com que o queiramos experimentar. Mas, para mim, o melhor é mesmo o sabor adocicado sem ser intenso e a textura aveludada. Delicia todos os sentidos. É aquele bolo para fazer em ocasiões especiais ou quando estás a sentir que mereces um bolo muito, muito bom. Tornou-se, mesmo, um dos meus bolos preferidos.
Se ao leres isto ficaste entusiasmada, espero apenas que não esmoreças ao dar uma vista de olhos à receita. A lista de ingredientes é longa e tens vários passos até concluir o bolo, mas não é difícil de ser feito e vale mesmo a pena. O resultado final é de comer e chorar por mais! Comes uma fatia e vais querer repetir logo outra, asseguro-te e eu, que não resisti 😁
Os Ingredientes
Precisas de:
Para o bolo
- 1 forma redonda com 20 cms de diâmetro
- 175 gr. de manteiga sem sal
- 300 gr. de açúcar branco
- 2 col. de chá de essência de baunilha
- 75 ml. de óleo
- 350 gr. de farinha super fina
- 15. gr. de cacau em pó
- 3 ovos + 2 gemas
- Leitelho – 300 ml de leite e 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 3 col. de chá de corante vermelho
- 1 colher de chá de vinagre branco
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
Para a cobertura
- 250 gr. de queijo mascarpone
- 400 ml. de natas para bater
- 150 gr. de açúcar em pó
- essência de baunilha
- frutos vermelhos
A Preparação
Bolo
Começa por desenhar o diâmetro da forma (20cm) numa folha de papel vegetal e recortar. Coloca a folha recortada no fundo da forma. Unta o resto da forma com margarina ou passa spray desmoldante. Entretanto, liga o forno a 180º.
A seguir, prepara o leitelho: numa taça, coloca o leite e o sumo de um limão e deixa ficar cerca de 10 minutos até coalhar (começas a ver pedacinhos brancos na mistura). Quando isso acontecer, acrescenta o vinagre e reserva.
Noutra taça, mistura a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio e a pitada de sal. Entretanto, numa taça, de preferência de vidro (para depois ser mais fácil visualizares a massa e a conseguires dividir), bate a manteiga e acrescenta o açúcar e a essência de baunilha. Bate bem até obteres uma mistura fofa. Acrescenta o óleo e bate novamente até que a mistura fique homogénea.
De seguida, acrescenta, um a um, os ovos e as gemas, batendo entre cada acrescento. Junta depois o corante até teres a cor pretendida (pode ser mais rosada, pode ser mais avermelhada). Finalmente, acrescenta a mistura da farinha, intercalando com o leitelho, batendo sempre de forma delicada e até teres uma mistura toda igual.
Coloca metade da mistura numa forma e leva ao forno cerca de 40 minutos ou até o palito sair seco. Depois de desenformar, espera que o bolo arrefeça totalmente antes de o cortares ao meio na horizontal. Se, como eu, só tiveres uma forma, repete a operação.
Cobertura
Coloca numa taça as natas para bater e o queijo mascarpone e bate com a batedeira até estar firme. Acrescenta a essência de baunilha e o açúcar em pó e volta a bater.
Montagem do bolo
Começa por escolher o prato onde queres montar o bolo. De seguida, divide cada bolo em dois na horizontal com uma faca ou com um cortador (ou nivelador) de bolos. Coloca uma das metades no prato e barra a cobertura de natas e queijo mascarpone com a ajuda de uma espátula. Coloca outra metade do bolo e barra novamente. Repete esta operação mais duas vezes. Podes barrar o bolo também de lado ou deixares com o aspeto “naked”. Leva o bolo ao frigorífico durante algumas horas. Algum tempo antes de servir, retira do frigorífico e decora com frutos vermelhos.
Bolo Red Velvet
Utensílios
- 1 forma de 20 cms de diâmetro
Ingredientes
Bolo
- 175 gr. de manteiga sem sal
- 300 gr. de açúcar branco
- 2 col. de chá de essência de baunilha
- 75 ml. de óleo
- 350 gr. de farinha super fina
- 15 gr. de cacau em pó
- 3 ovos
- 2 gemas
- Leitelho 300 ml de leite e 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 3 col. de chá de corante vermelho
- 1 colher de chá de vinagre branco
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
Cobertura
- 250 gr. de queijo mascarpone
- 400 ml. de natas para bater
- 150 gr. de açúcar em pó
- essência de baunilha a gosto
- frutos vermelhos
Preparação
Bolo
- Começa por desenhar o diâmetro da forma (20cm) numa folha de papel vegetal e recortar. Coloca a folha recortada no fundo da forma. Unta o resto da forma com margarina ou passa spray desmoldante. De seguida, liga o forno a 180º.
- De seguida, prepara o leitelho: numa taça, coloca o leite e o sumo de um limão e deixa ficar cerca de 10 minutos até coalhar (começas a ver pedacinhos brancos na mistura). Quando isso acontecer, acrescenta o vinagre e reserva.
- Noutra taça, mistura a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio e a pitada de sal. Entretanto, numa taça, de preferência de vidro (para depois ser mais fácil visualizares a massa e a conseguires dividir), bate a manteiga e acrescenta o açúcar e a essência de baunilha. Bate bem até obteres uma mistura fofa. Acrescenta o óleo e bate novamente até que a mistura fique homogénea.
- De seguida, acrescenta, um a um, os ovos e as gemas, batendo entre cada acrescento. Junta depois o corante até teres a cor pretendida (pode ser mais rosada, pode ser mais avermelhada). Finalmente, acrescenta a mistura da farinha, intercalando com o leitelho, batendo sempre de forma delicada e até teres uma mistura toda igual.
- Coloca metade da mistura numa forma e leva ao forno cerca de 40 minutos ou até o palito sair seco. Depois de desenformar, espera que o bolo arrefeça totalmente antes de o cortares ao meio. Se, como eu, só tiveres uma forma, repete a operação.
Cobertura
- Coloca numa taça as natas para bater e o queijo mascarpone e bate com a batedeira até estar firme. Acrescenta a essência de baunilha e o açúcar em pó e volta a bater.
Montagem do Bolo
- Começa por escolher o prato onde queres montar o bolo. De seguida, divide cada bolo em dois na horizontal com uma faca ou com um cortador (ou nivelador) de bolos.
- Coloca uma das metades no prato e barra a cobertura de natas e queijo mascarpone com a ajuda de uma espátula. Coloca outra metade do bolo e barra novamente. Repete esta operação mais duas vezes.
- Podes barrar o bolo também de lado ou deixares com o aspeto “naked”. Leva o bolo ao frigorífico durante algumas horas. Algum tempo antes de servir, retira do frigorífico e decora com frutos vermelhos.
Notas
- A receita está feita para obteres 2 bolos e ficar um bolo alto. No entanto, se achares que é muito grande, podes “cortar” os ingredientes em metade para fazeres apenas um bolo.
- Apenas tenho uma forma de 20 cms de diâmetro, por isso, só levei ao forno um bolo de cada vez. O 1º bolo demorou cerca de 40 minutos a cozer. No entanto, o 2º bolo cozeu mais rápido, em cerca de 30 minutos.
- Na receita em que inspirei, mencionavam uma calda para colocar em cada camada de bolo. No entanto, o bolo ficou com uma textura muito boa e não senti necessidade de a fazer.
- Ao fazeres o teste do palito, este deve sair seco. Mesmo que gostes de bolos mais húmidos, este deve sair no ponto em que a massa está bem cozida, já que o vamos cortar (para evitar partir-se).
- O tom mais avermelhado ou mais cor de rosa do bolo depende da quantidade de corante que adicionas.
O entusiamo com o bolo cá me casa é tanto que a minha filha quer que eu repita a receita para os anos dela, mas desta vez em tons de azul, um Bolo Blue Velvet 😁 Também tens por aí fãs deste bolo?
Se procuras inspiração para o dia dos Namorados, vê: Corações Folhados, Bolo de Iogurte com Cobertura de Mascarpone e Frutos Vermelhos e Charlotte de Morangos.
Queres uma ideia completa de menu? Vê Ementa do Dia dos Namorados.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤