Das inúmeras tarefas de casa, há tarefas que faço e não me importo, há tarefas que acho muito aborrecidas e há outras que até gosto, mas que vou deixando para depois. É o caso do passar a ferro. Passar a ferro numa casa com 4 pessoas é uma tarefa interminável. No minuto a seguir a esvaziares o cesto, já há roupa novamente lá dentro… É também uma tarefa morosa e cansativa, principalmente, no tempo quente. No entanto, podes seguir algumas dicas para não passar a ferro ou, pelo menos, para que esta tarefa seja mais fácil.
Para bem do ambiente, da conta da eletricidade e da minha organização da casa, há já algum tempo que deixei de passar a ferro algumas peças de roupa, como lençóis e toalhas turcas. No entanto, não consegui deixar de passar tudo. Continuo a passar, afincadamente, t-shirts, vestidos e camisas (não tenho que passar muitas, thank god!), mas sigo algumas das dicas abaixo para que não tenha de gastar muita energia em cada peça de roupa.
Não enchas demasiado a máquina
A utilização da máquina de lavar roupa requer equilíbrio quanto ao encher o tambor. Não devemos colocar poucas peças, mas também não devemos encher em demasia. Ao exagerar na quantidade de peças (tanto para mais como para menos), podemos danificar o sistema da máquina que precisa de um determinado peso para funcionar. Além disso, se colocarmos muitas peças, estas vão sair mais amachucadas, o que fará com que tenhamos mais trabalho a passar a ferro.
Escolhe a rotação certa
Também aqui devemos tentar um equilíbrio quanto às rotações. Demasiado elevadas e a roupa fica mais amachucada, demasiado baixas e a roupa não fica bem escorrida. O ideal será escolher o programa engoma fácil, se a tua máquina o tiver.
Usar vinagre em vez do amaciador ajuda a evitar os vincos
Há já algum tempo que deixei de utilizar amaciador nas máquinas de toalhas turcas. O amaciador no longo prazo danifica os turcos. Substituí por vinagre de limpeza e a roupa turca fica realmente mais macia e limpa e também com menos vincos.
Ainda não encontrei a alternativa certa para deixar a roupa com um cheirinho bom. Já experimentei as pérolas perfumadas, mas, além de serem dispendiosas, têm componentes do género do amaciador. Estou, neste momento, a experimentar o intensificador de perfume do Mercadona, mas acho que ainda não é desta. Espero em breve experimentar acrescentar umas gotas de óleo essencial e conseguir finalmente uma alternativa cheirosa e mais amiga do ambiente.
Esvazia a máquina assim que o programa acaba
Uma regra que tento seguir na lavagem da roupa é a de apenas colocar a máquina a funcionar se tiver tempo para assim que acabe o programa estender a roupa. Isto porque a roupa deixada fechada na máquina além de ficar com cheiro a mofo, fica também mais amachucada com o peso de si própria.
Sacude antes de estender e ao apanhar a roupa
Tento sacudir todas as peças de roupa antes de as estender para as endireitar e tirar possíveis vincos que já tenham. Mas faço o mesmo também na altura de as apanhar, principalmente, em peças que não penso que passar a ferro. O sacudir faz com que os vincos desapareçam.
Ao apanhar a roupa, dobra logo a peça como pretendes guardar
Outra regra que tento seguir (idêntica à regra que mencionei anteriormente) é apenas colocar a máquina funcionar se tiver tempo para depois apanhar e organizar a roupa. Não vale de muito estender a roupa se depois durante 1 ou 2 dias não a consigo retirar do estendal.
Além disso, separo logo a roupa: dobro como pretendo guardar as peças que não são para passar a ferro e coloco no cesto para passar o menos dobradas possível as peças que serão para passar.
Usa a máquina de secar ou coloca a roupa a secar em cabides
A utilização da máquina de secar também te pode ajudar a reduzir o tempo de passar a ferro ou mesmo de o eliminar, visto muitas peças ficarem com menos vincos quando são secas na máquina.
Se como eu não utilizares a máquina de secar, podes optar por colocar as peças mais delicadas já em cabides penduradas na corda da roupa. Vai evitar que a peça fique com marcas das molas e fica logo mais direitinha.
Evita o uso das molas
Esta dica depende muito do local onde estendes a roupa e também da situação climatérica. Se estendes numa janela ou se está muito vento, a não utilização de molas é difícil de acontecer. No entanto, se estenderes num local protegido e sem vento, podes tentar não usar muitas molas para que a roupa fique com menos marcas e assim tenhas de passar menos a ferro.
Usa spray ou o água do ferro para vaporizar a roupa e ser mais rápido passar
Se continuas a passar alguma roupa a ferro, podes utilizar spray Engoma Fácil ou mesmo a água do ferro para vaporizar a roupa. Assim consegues mais facilmente eliminar os vincos e as marcas e estarás menos tempo de ferro na mão a passar a roupa.
O tratamento da roupa é algo de que gostas? Ou tens dúvidas? Vê os7 passos essenciais para a lavagem da roupa.
Queres ver como dobra algumas peças de roupa? Vê o Vídeo – Dobra a roupa comigo!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤