O calor chega e, todos os anos, pensas que gostavas de estar em forma e ter um estilo de vida mais saudável? Acho que acontece a todas. Mas, se, quando somos novinhas, só queremos um corpo magro e esbelto. Com a idade, vamos percebendo que mais do que ser magrinha, interessa ter um corpo saudável, que nos permita viver bem durante muitos anos. Para isso, é importante seguirmos um estilo de vida mais saudável.
É verdade que conseguir uma vida saudável nos dias que correm nem sempre é fácil. Há muitas profissões sedentárias, deslocamo-nos muito de carro e a vida agitada leva a que, por vezes, façamos escolhas menos boas a nível alimentar. No entanto, com determinação e com pequenas alterações nos nossos hábitos, conseguimos alcançá-la.
1 – Percebe o teu porquê
Há quem já siga um estilo de vida mais saudável e só queira melhorar. Há quem esteja agora a perceber que quer tornar-se mais saudável. Em qualquer dos casos, é importante perceber o porquê de quereres alterar os teus hábitos e seguir uma vida focada na saúde. Isto porque alterar alguns hábitos ou, mesmo, alterar totalmente o estilo de vida, não é fácil. É um caminho, por vezes, árduo e que requer muita força de vontade. Se, nas alturas difíceis, tiveres em mente o porquê de estares a seguir aquele caminho é bastante mais fácil manter o foco. E se estiver escrito ainda melhor. Por isso, pega na tua agenda, no teu bullet journal ou no teu caderninho de apontamentos e escreve o teu porquê!
2 – Define objetivos
Enquanto pensas em qual é o teu porquê, podes começar também a definir e escrever os teus objetivos. O teu objetivo principal é tornares-te mais saudável? Mas o que significa isso para ti? Poderá ser tornares-te uma pessoa mais ativa, poderá ser comer melhor, dormir mais e/ou melhor ou reduzir o stress. Independentemente, do teu objetivo em concreto, define pequenos passos que consigas alcançar. Não adianta de muito dizer que queres treinar todos os dias, se a tua vida familiar não o permite.
Se o teu objetivo for tornares-te mais ativa e com isso praticares mais exercício físico, em vez de quereres logo treinar 5 vezes por semana, define que este mês vais treinar 1 vez todas as semanas. No mês seguinte, define 2 vezes e por aí em diante, conforme a tua disponibilidade, claro.
Estes passinhos de bébé vão ajudar-te a que não desistas tão facilmente ou a falhar e a desistires porque colocaste a fasquia demasiado elevado demasiado cedo.
Ah, não te esqueças de celebrar cada pequena vitória que vás conquistando!

3 – Não restrinjas a alimentação
Haverá, obviamente, casos em que será necessário uma restrição alimentar maior, caso o objetivo seja perder peso. No entanto, no geral, é com uma alimentação equilibrada que consegues uma melhor alimentação porque vais buscar a cada alimento os nutrientes necessários para que o corpo funcione bem.
Eu tento não ser fundamentalista e como de tudo um pouco. Apesar de tentar seguir uma alimentação equilibrada e “limpa”, cometo erros, mas sei bem que os estou a cometer. O equilíbrio é mesmo o segredo para alimentar corretamente o nosso corpo. Muitas vezes, se restringirmos em demasia determinados alimentos de que gostamos, vamos criar quase uma obsessão e, quando os finalmente comermos, vai ser pior porque os vamos comer de modo exagerado. No meu caso, a gulodice é grande e evito comer demasiados doces, é verdade. No entanto, quando me apetece, como, mas em quantidade mais reduzida.
4 – Planeia refeições
Já falei inúmeras vezes dos benefícios de planear as refeições, tanto aqui no blog, como nos vídeos. O planeamento das refeições não só nos ajuda a organizar a rotina de casa, a poupar nas compras de supermercado, mas também nos ajuda a comer melhor.
Se tivermos a ementa da semana definida, conseguimos mais facilmente seguir a alimentação equilibrada de que precisamos. Não há pior para a nossa alimentação do que chegar tarde a casa, não ter pensado no que seria o jantar e preparar qualquer coisa à pressa. Muitas vezes acaba por ser uma refeição mais processada e menos saudável pois já não temos paciência para pensar muito no assunto. Ao planear a ementa, consegues definir as refeições, comprar com antecedência os ingredientes e preparar refeições caseiras e equilibradas.
Podes ver mais sobre o planeamento da ementa semanal no artigo: Ementa Semanal – descomplica o dia-a-dia

5 – Inclui fruta e vegetais na tua alimentação
Cresci com sopa sempre no início de cada refeição, com legumes sempre no prato e com fruta sempre ao fim da refeição. Por isso, para mim ter estes alimentos em casa é algo bastante natural. No entanto, sei que não é sempre assim em todas as casas. Uma alimentação equilibrada deverá incluir sempre fruta e vegetais porque é deles que retiramos vitaminas e minerais essenciais para que o nosso corpo funcione bem. Além de, na maioria, terem poucas calorias. Há estudos que comprovam que quem tem o hábito de consumir frutas e vegetais regularmente tem menor risco de doenças como a hipertensão e a diabetes.
6 – Tem sempre snacks à mão
Tão importante como planear as refeições da família para toda a semana, é planear os snacks. Se passas muito tempo fora de casa, vais precisar de ter comida à tua disposição. Em vez de ires à máquina mais perto retirar algo menos saudável ou à pastelaria da esquina comprar o bolo apetitoso, leva sempre contigo pequenos snacks fáceis de transportar. Vais ver que será muito mais fácil resistir à tentação.
Eu tenho sempre comigo uma caixa com frutos secos para aquelas alturas que me apetece comer algo, mas ainda não é a hora refeição. Porém, podes também recorrer a:
- ovo cozido
- fruta
- queijo de triângulo ou queijinho babybel
- barras de proteína
- cenoura em palitos
- cubos de pepino
Vê mais ideias de lanches e snacks no artigo: 10 Lanches Saudáveis e Práticos para o Trabalho e no artigo 5 Sugestões de Lanches na Praia

7 – Arranja tempo para te mexer
Sempre que pensas em exercício físico pensas em ginásio e pesos e halteres, certo? Mas a ida ao ginásio pode demorar demasiado tempo na tua rotina, que, provavelmente, não consegues dispensar. Se o tempo que tens disponível são apenas, por exemplo, 20 minutos, faz com que esses 20 minutos valham a pena. Seja numa corrida no teu bairro, seja num treino no meio da tua sala, o que interessa é que consigas introduzir o exercício físico na tua vida e que sejas consistente com os treinos. Define os teus objetivos de forma pensada e alcançável e mantem-te fiel a eles. Durante o confinamento muitos de nós trocaram o ginásio pelas salas e a verdade é que funcionou.
Mesmo em casa, não te esqueças de marcar na tua agenda o dia e a hora que vais dispensar para o exercício físico. Torna esse tempo num compromisso como qualquer outro. Vais ver que resulta!
Exercício físico não é algo de que gostes? Podes mexer-te sempre de outras formas:
- brinca com as tuas crianças
- usa as escadas, em casa ou no escritório, em vez do elevador
- passeia o teu animal de estimação
- substitui as corridas por caminhadas
- estaciona o carro mais longe para te forçares a andar mais
- sempre que for possível, vai a pé e não de carro

8 – Dá prioridade a uma boa noite de sono
Dormir é muito importante para manter todo o nosso corpo em bom funcionamento. No entanto, muitos são os que têm problemas com o sono. Eu tenho uma grande dificuldade em ter um sono profundo e acordo muitas vezes ao longo da noite.
Quando me apercebi o quanto essa falta de sono me prejudicava, resolvi criar uma rotina e, atualmente, durmo bastante melhor. É importante determinar uma hora para dormir, tal como definir uma rotina de fim de dia. Podes ver mais sobre dormir melhor no artigo 6 Truques que uso para dormir melhor
9 – Tem tempo para ti
A saúde mental é uma parte muito importante da nossa saúde geral, mas fica muitas vezes esquecida. Mantermos uma mente sã, torna-nos mais felizes, mas também nos liberta do stress e das preocupações. Por isso, sem qualquer culpa, arranja um tempo para ti própria e para aquilo que gostas de fazer. Vais ver que te vais sentir muito melhor contigo própria. Queres ter tempo para ti, mas não sabes como? Vê o artigo Como ter Tempo para Ti – 9 Estratégias Eficazes
10 – Bebe água
Se queres realmente tornar-te mais saudável, beber água deve ser um dos objetivos a atingir. A ingestão de água ao longo do dia, ajuda a uma boa digestão, tal como ajuda a regular as nossas idas à casa de banho, fazendo com que se expele o necessário. Conseguimos, assim, evitar o acumular de toxinas no corpo. Além disso, a água ajuda a aumentar os nossos níveis de energia, evita a desidratação e ajuda a nossa pele a ter um ar mais jovem e limpo.
Se, como para mim, beber água não é algo fácil para ti, podes instalar uma aplicação (Beba Água Lembrete) para te lembrar ao longo do dia que está na altura de beber água. Podes também substituir a água por chá e infusões. Ou ainda dar sabor à agua com difusores de fruta, por exemplo.

Espero que estas dicas te inspirem e que consigas alcançar os teus objetivos para uma vida mais saudável.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤