Da mesa de Natal, todos teremos o nosso doce favorito. Para alguns serão os sonhos, para outros os coscorões, para mim é o arroz doce. Também tenho uma predileção especial pelas Rabanadas, mas o arroz doce tem o 1º lugar no pódio. Desde que me lembro que a minha mãe faz uma receita muito boa. Acho mesmo que nunca comi arroz doce tão bom como o dela. É, exatamente, essa receita que hoje te deixo: Arroz Doce Cremoso.
Até há muito pouco tempo, preferia que fosse a minha mãe a fazê-lo. Sabe sempre melhor quando é outra pessoa a cozinhar, não é? Porém, há um ou dois anos atrás pareceu-me que era altura de aprender com a melhor. A receita é uma verdadeira ode a todos os conhecimentos culinários da minha mãe, mas também a todo o carinho que ela inculca em todos os pratos que faz. Quando nos referimos a uma cozinheira de mão cheia esse termo aplica-se na perfeição à minha mãe.
Há receitas, como esta, que são feitas poucas vezes porque as pensamos sazonais (eu pelo menos associo sempre o arroz doce à época natalícia). O que pode ser um problema porque a repetição ajuda a chegar à perfeição. No entanto, penso que mais umas quantas vezes a fazer este Arroz Doce Cremoso e conseguirei chegar perto de quão bom o arroz doce feito pela mãe fica.
Os Ingredientes
Para fazer este arroz doce cremoso, vais precisar de:
- 200 gr. de arroz carolino
- 225 gr. de açúcar branco
- 1 pau de canela
- 0,75 litros de água
- 1 lt de leite Gordo
- 5 gemas de ovo
- 1 pitada de sal
- 1 col. de sopa de manteiga
- canela em pó a gosto
A Preparação
Primeiramente, coloca a água, a casca de limão, o pau de canela e o sal num tacho médio. Ao mesmo tempo, noutro tacho, coloca o leite para o aquecer. Não tem de ferver, tem apenas de estar quente. Numa taça, separa as gemas das claras e reserva as gemas.
Quando a água começar a ferver, coloca o arroz e vai mexendo até a água desaparecer. Logo de seguida, acrescenta o leite (quente) devagar (com uma concha, por exemplo). Continua sempre a mexer durante uns 10 a 12 minutos.
De seguida, acrescenta o açúcar e continua a mexer mais uns 5 minutos. Entretanto, retira do tacho algumas colheres de sopa de arroz e junta-as às gemas (e vai mexendo) para que as gemas fiquem quentes e não cozam quando as acrescentares ao tacho do arroz. Quando estiverem quentes, junta as gemas ao tacho do arroz e continua a mexer sempre até levantar fervura.
Desliga o lume, acrescenta a manteiga e volta a mexer uma última vez. Retira a casca de limão e o pau de canela e tens o arroz doce pronto. Podes dividir por tacinhas ou colocar num recipiente grande. Decora com canela em pó.
Arroz Doce Cremoso
Ingredientes
- 200 gr. de arroz carolino
- 225 gr. de açúcar branco
- 1 pau de canela
- 0,75 lts. de água
- 1 lt. de leite gordo
- 5 gemas de ovo
- 1 pitada de sal
- 1 col. de sopa de manteiga sem sal
Preparação
- Primeiramente, coloca a água, a casca de limão, o pau de canela e o sal num tacho médio. Ao mesmo tempo, noutro tacho, coloca o leite para o aquecer. Não tem de ferver, tem apenas de estar quente. Numa taça, separa as gemas das claras e reserva as gemas.
- Quando a água começar a ferver, coloca o arroz e vai mexendo até a água desaparecer. Logo de seguida acrescenta o leite (quente) devagar (com uma concha, por exemplo). Continua sempre a mexer durante uns 10 a 12 minutos.
- De seguida, acrescenta o açúcar e continua a mexer mais uns 5 minutos. Entretanto, junta às gemas algumas colheres de arroz para que as gemas fiquem quentes e não cozam quando as acrescentares ao arroz. Quando estiverem quentes, junta as gemas ao tacho do arroz e continua a mexer sempre até levantar fervura.
- Desliga o lume e acrescenta a manteiga e volta a mexer uma última vez. Retira a casca de limão e o pau de canela e tens o arroz doce pronto. Podes dividir por tacinhas ou colocar num recipiente grande. Decora com canela em pó.
Notas:
- Podes utilizar outro tipo de leite ou até mesmo bebida vegetal. O leite gordo é mais aconselhado para se fazer um arroz doce cremoso devido à sua gordura, no entanto, também fica bom com outras variedades de leite.
- Segui a receita original da minha mãe, que indica açúcar branco. Porém, se quiseres seguir uma linha um pouco mais saudável podes optar por açúcar amarelo ou até açúcar de coco.
Queres ideias de prendas de Natal? Vê aqui: 24 Sugestões de Livros para Presentes de Natal e 30 Sugestões de Presentes de Natal.
Ainda há procura de receitas para a noite da consoada? Não percas estas sugestões:
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤