Quando penso no bolo da minha infância, o primeiro de que me lembro é o bolo de arroz. Era o bolo que escolhia quase sempre que ia a uma pastelaria. Gostava da camada de açúcar no topo do bolo, mas também de tirar o papel do fundo do bolo e depois retirar o papel à volta. Comia sempre o bolo ao contrário. Começava pelo fundo e deixava o topo do bolo para o fim. É claro, que entretanto, desenvolvi novos níveis de gulodice, mas, mesmo assim, os bolos com demasiado creme nunca foram dos meus preferidos. Nas minhas navegações pela internet, apercebi-me de que havia receitas de bolo de arroz gigante e, claro, não podia perder a oportunidade de experimentar.
Confesso que tive a receita em espera algum tempo porque, apesar de hoje em dia existirem farinhas de todos as variedades no mercado, tive alguma dificuldade em encontrar a farinha de arroz. Quando finalmente a encontrei (comprei na Makro da marca Ceifeira) já era pleno Verão. Pensei que seria melhor experimentar a receita quando o tempo estivesse mais fresco e pudesse apreciar a fatia de bolo com uma chávena de chá quentinho.
Posso dizer que a receita não desiludiu e as memórias de infância regressaram enquanto comia este Bolo de Arroz!
Os Ingredientes
Se também gostas de comer o bolo de arroz individual e queres experimentar em tamanho grande, vais precisar de: 6 ovos, 250 gr de farinha de trigo, 150 de farinha de arroz, 250 gr. de açúcar, 150 gr. de manteiga, 150 ml. de leite, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 colher de chá de fermento, 1 pitada de sal e açúcar para polvilhar.
A Preparação
Primeiramente, pré-aquece o forno a 180º e prepara a forma, barrando com manteiga e polvilhando com farinha ou passando spray desmoldante para evitar que o bolo agarre à forma.
De seguida, bate a manteiga com o açúcar até obteres uma mistura homogénea e cremosa. (A manteiga deverá estar à temperatura ambiente). Acrescenta o leite, os ovos, a pitada de sal e a essência de baunilha e mexe novamente até estar bem misturado.
Acrescenta as duas farinhas e o fermento e bate novamente. Deverás obter um creme espesso. Por fim, coloca a mistura na forma e polvilha com açúcar. Leva ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos. Não te esqueças de testar com o palito para saber se o centro está bem cozido.
Quando estiver pronto, polvilha novamente com açúcar. Espera que arrefeça e está pronto a servir!
Bolo de Arroz
Ingredientes
- 6 Ovos
- 250 gr. de farinha de trigo
- 150 gr. de farinha de arroz
- 250 gr. de açúcar
- 150 ml. de leite
- 150 gr. de manteiga
- sal 1 pitada
- 1 col. de chá de essência de baunilha
- 1 col. de chá de fermento
- açúcar para polvilhar
Preparação
- Pré-aquece o forno a 180º e prepara a forma, barrando com manteiga e polvilhando com farinha ou passando spray desmoldante para evitar que o bolo agarre à forma.
- De seguida, bate a manteiga com o açúcar até obteres uma mistura homogénea e cremosa. (A manteiga deverá estar à temperatura ambiente).
- Acrescenta o leite, os ovos, a pitada de sal e a essência de baunilha e mexe novamente até estar bem misturado.
- Acrescenta as duas farinhas e o fermento e bate novamente. Deverás obter um creme espesso.
- Coloca a mistura na forma e polvilha com açúcar. Leva ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos. Não te esqueças de testar com o palito para saber se o centro está bem cozido.
- Quando estiver pronto, polvilha novamente com açúcar.
Notas:
- A receita pela qual me guiei indicava 300 gr. de açúcar, tal como 300 gr. de farinha, mas pareceu-me uma quantidade grande e reduzi ambos para 250 gramas.
Gostas de bolinhos para acompanhar o chá? Vê também Bolo de Coco e Limão, Bolo Rápido de Laranja e Bolo Mármore ou o Bolo do Reencontro.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
4 comments
Sou apaixonada pela culinária Portuguesa, tanto doce como salgada… Sou neta de Português, com muito orgulho…
Olá, Edilce! A culinária portuguesa é muito rica! E esta receita é só um pequeno exemplo disso.
Obrigada por ter comentado.
Beijinhos
Parece-me óptima.
Também eu sou fã de bolos de arroz e costumo comer a começar do fim…😁
Olá, Ana!
Sempre pela parte debaixo para guardar o melhor para o fim 😁
Obrigada por teres comentado!
Beijinhos