Há bolos e sobremesas que me remetem, imediatamente, para a infância. O Salame de Chocolate é uma dessas sobremesas. Sempre que penso em salame, lembro-me de quando era pequena e me deliciava com uma fatia. Adorava a doçura do chocolate, mas também o crocante da bolacha. Lembra-me também festas de aniversário infantis. Acho que é um daqueles doces que, durante algum tempo, não podia faltar nas mesas das festas infantis. Quem nunca teve de repelir os mais pequenos da mesa para evitar que comessem mais uma fatia de salame? 😅 Por tudo isto, pareceu-me que era boa ideia experimentar fazer este Bolo de Salame. O sabor é o mesmo, apenas o formato é que muda.
Na verdade, a base da receita é exatamente a mesma do salame de chocolate: leva a bolacha em pedacinhos, o chocolate em pó misturado com a manteiga e os ovos. Mas, em vez de fazeres um rolo, colocas numa forma redonda. Além disso, podes fazer um ganache para colocar por cima para ficar ainda mais delicioso. Podes também acrescentar bolacha moída, como eu fiz. O sabor da infância está todo lá.
Esta é também uma excelente receita para os mais pequenos ajudarem a fazer. Podem partir as bolachas em pedaços, podem partir o chocolate e depois podem “calcar” o bolo na forma para ficar direitinho. Já pensaste no que fazer para o Dia do Pai? Esta receita pode ser uma boa ideia.
Os Ingredientes
Vais precisar de:
- 400 gramas de bolacha Maria
- 200 gramas de manteiga sem sal
- 200 gr. de açúcar
- 200 gr. de chocolate em pó
- 2 ovos
- 1 pacote de natas
- 1 chocolate culinário
- Açúcar em pó q.b.
A Preparação
Começa por partir as bolachas em pedaços pequenos e coloca numa taça. Reserva algumas bolachas para depois cobrires o bolo com bolacha esmigalhada, se quiseres.
Num tacho pequeno, coloca a manteiga e o açúcar e aquece em lume brando até ferver, quando ferver desliga o lume. Mexe sempre para dissolver bem o açúcar. Acrescenta o chocolate em pó e volta a mexer. Junta os ovos, já batidos, e mexe mais uma vez, rapidamente para evitar que cozam.
Adiciona o creme de chocolate à taça com as bolachas e mistura bem.
Passa margarina numa forma de aro amovível ou spray desmoldante e verte a mistura para a forma. Leva ao frigorífico 2 a 3 horas ou até solidificar.
Entretanto, num tacho pequeno, coloca as natas e deixa ferver. Quando ferver, desliga o lume e, de seguida, acrescenta o chocolate partido em pedaços pequenos e o açúcar em pó. Mistura bem até teres um creme homogéneo. Certifica-te que o salame já está solidificado. Acrescenta este creme por cima.
Podes ainda esmigalhar algumas bolachas quase a pó para cobrir o chocolate.
Bolo de Salame
Utensílios
- 1 Forma de Aro Amovível
Ingredientes
- 400 grs. de Bolacha Maria
- 200 grs. de manteiga sem sal
- 200 grs. de açúcar
- 200 gr. de chocolate em pó
- 2 ovos
- 1 pacote de natas
- 1 tablete de chocolate de culinária
- açúcar em pó q.b.
Preparação
- Começa por partir as bolachas em pedaços pequenos e coloca numa taça. Reserva algumas bolachas para depois cobrires o bolo com bolacha esmigalhada, se quiseres.
- Num tacho pequeno, coloca a manteiga e o açúcar e aquece em lume brando até ferver, quando ferver desliga o lume. Mexe sempre para dissolver bem o açúcar.
- Acrescenta o chocolate em pó e volta a mexer. Junta os ovos, já batidos, e mexe mais uma vez, rapidamente para evitar que cozam.
- Adiciona o creme de chocolate à taça com as bolachas e mistura bem.
- Passa margarina numa forma de aro amovível ou spray desmoldante e verte a mistura para a forma. Leva ao frigorífico 2 a 3 horas ou até solidificar.
- Entretanto, num tacho pequeno, coloca as natas e deixa ferver. Quando ferver, desliga o lume e, de seguida, acrescenta o chocolate partido em pedaços pequenos e o açúcar em pó. Mistura bem até teres um creme homogéneo. Certifica-te que o salame já está solidificado. Acrescenta este creme por cima.
- Podes ainda esmigalhar algumas bolachas quase a pó para cobrir o chocolate.
- Retira do frigorífico alguns minutos antes de servires.
Notas:
- Utilizei manteiga sem sal.
- Podes optar por usar um chocolate de leite para fazer o ganache. Nesse caso, o açúcar em pó é desnecessário.
- Podes partir as bolachas em pedaços com as mãos ou colocar num saco e passares com o rolo da massa.
Uma das receitas favoritas do pai cá de casa é Bavaroise de Ananás. Mas os mais pequenos podem também gostar de ajudar a fazer as Bolachas Americanas Gigantes ou as Melhores Bolachas Caseiras ou as Bolachas Recheadas com Doce de Morango.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
4 comments
Tem um aspecto divinal!!!
Só tenho uma duvida, a quantidade de açúcar a usar tanto com a manteiga que vai ao lume, como com as natas
Olá, Sónia
E tinha toda a razão em ter dúvidas… Já corrigi a receita. São 200 gramas de açúcar para a manteiga.
O açúcar em pó para fazer o ganache diria que é um pouco a gosto, mas umas 2 colheres de chá
devem ser suficientes se fizer com chocolate amargo. Se fizer com chocolate de leite, não acrescentava o açúcar.
Espero ter ajudado.
Beijinhos
Olá…
Que aspecto delicioso e apetitoso!
Bjs
https://nacozinhadaleonorejoaopaulo.blogspot.com/
Olá, Leonor!
Obrigada por comentar 😍
É realmente muito bom.
Beijinhos