Com os aumentos que todos temos sentido no preços dos alimentos, a poupança não pode deixar de estar na ordem do dia. Seja na escolha do supermercado mais em conta, como na implementação da ementa semanal para melhor aproveitar o que temos na despensa, e, também, no armazenamento dos alimentos. Já partilhei no blog o Tempo de Congelação dos Alimentos, agora partilho algumas dicas de como conservar as frutas e legumes para que durem mais tempo e, assim, consigas poupar.
Na minha rotina de gestão da casa, já sei que a compra da fruta e dos legumes é algo semanal. As frutas não duram muito tempo e, por isso, tento não comprar em demasia. Mesmo com isto em mente, tento conservá-las da melhor maneira possível para haja o menor desperdício possível. Em relação aos legumes, principalmente os que são para a sopa, tento arranjá-los logo no dia em que os compro. Depois, distribuo por sacos e congelo-os.
Todas nós temos, de certeza, pequenos truques e dicas que com o tempo nos fomos apercebendo que funcionam. Mas nunca é demais partilhar conhecimento. Por isso, deixo-te aqui algumas ideias para que as frutas e legumes durem mais tempo em tua casa.
Dicas para comprar e manter a fruta e os legumes frescos mais tempo
Mantem o frigorífico à temperatura certa
Seja para conservar fruta e legumes, seja para qualquer outro alimento é muito importante que o frigorífico esteja na temperatura certa.
Idealmente, a temperatura do frigorífico deve estar nos 5ºC. Mais frio e a comida poderá congelar, mais quente e a comida poderá estragar-se.
Muitos frigoríficos já têm um indicador com a temperatura na porta. Se não for o caso do teu, podes colocar um termómetro dentro do frigorífico para controlar a temperatura.
Compra produtos frescos
Ao comprar as frutas e legumes tem atenção às peças que escolhes e tenta que sejam o mais frescas possível.
Dica Extra: Se a fruta ou o legume parece mais pesado e a pele é lisa (em vez de enrugada) é um bom indicador de que é fresca.
Planeia as refeições
Ao planear as refeições da semana, consegues saber o que comprar e as quantidades necessárias. Isso leva a que não compres em demasia, evitando o desperdício alimentar.
Dica Extra: Vê como faço a ementa semanal aqui e faz o download do Kit Organiza-te!
Compra o que é da época
Ao comprar as frutas e legumes que são da época em que estás, consegues que sejam mais frescos, mas também mais nutritivos. É verdade que hoje em dia, alguns alimentos quase que deixaram de ter uma época certa, não é?
Mas se evitares comprar produtos fora de época, vais conseguir alimentos apanhados na altura certa, sem grandes viagens e que não tiveram de esperar para amadurecer (em armazéns) e ser consumidos.
Não enchas demasiado o frigorífico
Ao não encher demasiado o frigorífico, estás a dar espaço aos produtos e a que o ar circule, fazendo com que o frigorífico funcione devidamente.
Dica Extra: Coloca à frente e de modo bem visível, os alimentos que devem ser consumidos em primeiro lugar. Para não serem esquecidos!
Não guardes algumas frutas e legumes juntos
Nem todas as frutas e legumes devem ser guardadas juntas, isto porque algumas emitem um gás, que leva a uma deterioração mais rápida dos outros alimentos ao seu redor. O gás etileno presente nas bananas, pêssegos, melões, mangas, ameixas e pêras levam a que as maçãs, as batatas, as cenouras e as beringelas se estraguem mais rápido.
Deves também evitar misturar os legumes de folha verde com a fruta.
Lava só ao consumir
Se não tiveres tempo para preparar convenientemente os alimentos, é preferível que não os laves logo. Porque ao serem lavados vão ficar húmidos e o frio do frigorífico faz com que se conservem por menos tempo. Deves apenas limpar alguma sujidade que tenham e passar um pano. Lava apenas quando os fores consumir.
Dicas para conservar a fruta
Frutos Vermelhos
Guardo os frutos vermelhos no frigorífico, mas não os lavo antes de os guardar. Como as caixas em que vêm, já têm respiração, deixo-os ficar nessa caixa e só os lavo quando os quero consumir.
No entanto, se preferes preparar estes frutos com antecedência, deixa-os ficar de molho numa solução de água morna e vinagre durante 5 a 10 minutos, para se conservarem mais tempo. Seca-os bem e com cuidado. Depois, coloca-os numa caixa de vidro com uma folha de papel absorvente por baixo e guarda no frigorífico.
Dica Extra: Para não danificar os frutos vermelhos e ser mais fácil secá-los, coloca os frutos numa peneira/escorredor e coloca depois a peneira na taça com água e vinagre.
Morangos
Ao contrário dos frutos vermelhos, gosto de lavar os morangos antes de os guardar no frigorífico. Depois de lavados, seco-os muito bem com um pano de cozinha para tirar toda a humidade e, ainda com as folhinhas, guardo-os num recipiente de vidro já forrado com uma folha de papel absorvente. Sempre que me apercebo que o papel absorvente está húmido, mudo o papel.
Tem atenção para não colocares os morangos uns em cima dos outros. Deixa que tenham espaço entre si para não se danificarem. Além disso, retira logo os morangos que já não estejam bons pois facilmente o bolor se espalha aos restantes.
Bananas
Eu gosto de comer a fruta fria e, por isso, guardo as bananas no frigorífico. No entanto, para que não se estraguem, uso um truque que o meu pai me ensinou: guardo-as dentro de um saco de plástico hermético. Deste modo, as bananas duram bastante tempo e mesmo se ficarem negras por fora, por dentro estão ótimas.
Dica Extra: Também podes embrulhar em papel de jornal ou apenas cobrires os pés com papel aderente!
Uvas
Também guardo sempre as uvas no frigorífico. Costumo colocá-las numa taça, depois de as lavar e secar bem. Podes também guardá-las numa caixa. Tenta evitar que fiquem amontoadas.
Outra solução será guardá-las num saco para ajudar à conservação. No entanto, o saco não deve ser fechado e deve ter furos.
Maçãs, Tangerinas, Laranjas, Kiwi
Há sempre fruta cá em casa. É mesmo algo que não pode faltar. E algumas das frutas que tento ter sempre são maçãs, citrinos (adoramos laranjas, tangerinas, clementinas…) e kiwis, dependendo, claro, se estão na época delas ou não.
Guardo-as a todas num local da despensa relativamente fresco e sem luz do sol direta. Mas também as podes colocar num cesto ou taça.
Dica Extra: Os Kiwis também podem ser guardadas dentro de um saco de plástico no frigorífico, desde que o saco tenha furos.
Dicas para conservar legumes
Cogumelos
Costumo comprar cogumelos frescos de vez em quando (porque tenho sempre de lata em casa). Guardo-os no frigorífico e só costumo retirá-los da embalagem original para os consumir.
No entanto, também podem ser guardados num saco de papel para evitar que fiquem com demasiada humidade.
Se não tens um saco de papel, podes lavá-los e embrulhá-los num pano de cozinha e conservá-los no frigorífico.
Alface
A alface que mais consumo é a alface iceberg. Guardo-a sempre no frigorífico, na gaveta dos legumes, e apenas lavo as folhas que vou tirando para a salada.
No entanto, quando compro alface frisada, lava-a bem folha a folha, coloco no secador de saladas e depois guardo numa caixa de plástico ou num saco com fecho hermético. Se for uma altura em que tenho muita quantidade de verdes, forro uma parte da gaveta do frigorífico com papel absorvente e depois coloco as folhas por cima. O papel vai absorver a humidade que se vai gerando.
Tomate-Cherry
Tenho sempre no frigorífico uma caixinha com tomate-cherry. Além de colocar em saladas, também dão um bom lanche ou “petisco”.
Costumo lavá-los logo. Depois, seco-os bem e coloco-os na caixa com papel absorvente por baixo.
Vegetais
Nem sempre tenho tempo para arranjar logo os vegetais que compro (que por norma são espinafres). Quando isso acontece, retiro apenas a sujidade que possam ter na raiz e guardo-os no frigorífico com as raízes dentro de uma taça/frasco com água para se manterem viçosos por mais tempo.
Dica Extra: Também os podes cobrir com um saco plástico grande para durarem ainda mais tempo.
Cenouras
Tenho sempre cenouras na gaveta dos legumes do meu frigorífico, seja para acrescentar às sopas, seja para acompanhamentos. Quando as compro retiro logo as folhinhas verdes que às vezes ainda vêem pois leva a que se estraguem mais facilmente.
Não tenho o hábito de o fazer, mas se guardarmos as cenouras inteiras ou já cortadas, num recipiente com água a cobrir podem durar até um mês no frigorífico. Temos apenas de trocar a água de 5 em 5 dias.
Batatas
Sempre ouvi dizer que as batatas devem ser guardadas num sítio escuro, fresco e bem ventilado. Claro que nem todas temos uma cave ou uma garagem para deixarmos as batatas assim armazenadas. No entanto, podemos tentar que estejam afastadas da luz do sol e numa zona mais fresca. Em condições ideais, podem durar entre 4 a 6 meses.
Só devemos lavar as batatas na altura que as formos consumir.
Dica Extra: Uma caixa de cartão ou um saco de papel resultam bem para guardar as batatas.
Tal como as cenouras, também podes preparar as batatas (descascar e cortar) e guardá-las no frigorífico dentro de um recipiente com água.
Cebolas
Também as cebolas duram mais tempo se forem guardadas num local escuro e fresco. Não tendo essa hipótese, devemos guarda-las num local que não apanhe muita luz solar, arejado e que seja o mais fresco possível.
Podes, ainda, guardar no frigorífico as cebolas já descascadas, embrulhadas em papel de alumínio.
Ervas Aromáticas
Tal como outros verdes, só deves lavar as ervas aromáticas quando as fores consumir.
Os coentros, a salsa, o manjericão e a hortelã devem ser tratados como ramos de flores. Devemos cortar as pontas e colocá-las num frasco com um pouco de água.
No entanto, o manjericão e a hortelã devem ser conservadas à temperatura ambiente, enquanto os coentros e a salsa devem ser guardados no frigorífico.
Dica Extra: Cobre as ervas com um saco de plástico para garantir que ficam “rijinhos” por mais tempo.
Tens dicas de como melhor conservar a tuas frutas e legumes? Deixa na caixa de comentários mais abaixo.
Se o desperdício alimentar é algo que te preocupa, vê o artigo Combater o desperdício alimentar – 12 dicas!
Até à próxima,
Irene