Com o tempo mais frio finalmente a instalar-se, começa a apetecer mais comida de conforto. Essa comida de conforto é muitas vezes confecionada no forno. Cá por casa, preparar refeições no forno não tem propriamente uma época, mas sabem ainda melhor com o tempo mais frio. Apesar de gostar muito de preparar refeições no forno, nem sempre é fácil saber quando a carne ou o peixe estão na temperatura certa de cozedura. É sobre isso mesmo que hoje escrevo.
Saber se os alimentos que estamos a cozinhar estão na temperatura certa é importante para que fiquem bem cozinhados e saborosos, mas também por uma questão de segurança alimentar. Ao deixar que os alimentos atinjam determinada temperatura estamos a destruir micro-organismos que poderiam ser prejudiciais para o consumo humano. Por outro lado, acertar na temperatura também faz com que os alimentos mantenham todos os nutrientes necessários para a nossa alimentação.
A experiência na cozinha é o nosso melhor aliado para sabermos quando algo está pronto ou não. No entanto, também podemos ter alguns utensílios para nos ajudar quando a experiência ainda não é muita ou o jeito pouco. Ter um termómetro para a carne/peixe é um ótimo aliado para que os cozinhados fiquem na perfeição. No entanto, a maioria dos termómetros apenas nos dá a informação da temperatura interna da peça. Esta temperatura varia conforme o tipo de alimento que se está a cozinhar. A carne de vaca necessita de menos tempo no forno do que a carne de aves, por exemplo. O tamanho da peça a cozinhar também influencia o tempo que leva a atingir a temperatura ideal. Assim, deixo aqui uma lista para que seja mais fácil acertar na temperatura interna e no tempo de cozedura dos alimentos.
Temperaturas
Carne de Vaca
Como gostas de carne de vaca?
- Mal passada – 52º a 55º;
- No ponto – 62º;
- Médio a Bem passado – 70º;
- Carne picada – 70º.
Carne de Porco
A carne de porco já precisa de mais tempo no forno e assim:
- No ponto – 71°C;
- Bem passada – 77°C;
- Carne picada – 71°C.
Aves
As aves, seja frango, peru ou pato, precisam ainda de uma temperatura interna mais elevada para estar bem cozinhados:
- No ponto – 80º;
- Carne Picada – 74º.
Coelho
O coelho, por seu lado, necessita apenas de ter:
- 71º
Peixes
Normalmente, utilizo o termómetro apenas para verificar a temperatura da carne. No entanto, também o podemos utilizar no peixe. O peixe, no geral, necessita de uma temperatura interna bastante mais baixa do que a maioria das carnes:
- 63º
Como ver se a peça está pronta?
Para sabermos se o alimento está pronto, devemos espetar o termómetro de preferência junto a um osso pois é a zona que demora mais a cozinhar. Se for uma ave, devemos tentar espetar na zona entre o peito e a coxa. Após o 1º teste com o termómetro, não devemos voltar a abrir o forno antes de terem passado entre 10 a 15 minutos.
Tempo de Descanso
A carne depois de atingir a temperatura certa precisa de repousar? Os especialistas dizem que sim e há dois motivos para isso. 0 1º motivo é que se cortarmos logo a carne assim que sai do forno, os sucos vão sair todos de imediato e a carne fica mais seca. Se esperarmos alguns minutos os líquidos vão distribuir-se pela carne. O 2º motivo é que ao deixarmos a carne descansar a humidade é reabsorvida, levando a uma carne mais suculenta. O ideal será tirar a carne do forno, envolver em papel de alumínio e esperar entre 10 a 15 minutos e depois, sim, fatiar e servir.
Depois de ler o artigo queres comprar um termómetro para acertar nos cozinhados? Há muitos tipos de termómetros à venda, mas o IKEA costuma ter uns bons.
Tens truques para saber se os alimentos estão totalmente cozinhados? Partilha comigo.
Queres dicas de como conservar as frutas e os legumes mais tempo? Vê aqui!
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤