Descontos são sempre bem-vindos, principalmente algum tempo antes de uma época de gastos como é o Natal. A Black Friday é conhecida por descontos significativos nos produtos e pode ser uma boa ocasião para adiantar as compras natalícias, tal como pode ser a altura certa para comprar algo mais dispendioso que andavas à espera de comprar. No entanto, também pode ser um dia confuso e cansativo devido à quantidade de pessoas nas lojas e aos descontos apelativos em vários locais. Sobrevive à Black Friday e aproveita todas as boas oportunidades com as dicas que encontras neste artigo.
O termo Black Friday, alusivo a grandes descontos e promoções no comércio, começou a ser usado nos EUA nos anos 80 apenas na zona de Filadélfia, depois nos anos 90, difundiu-se pelo país, tendo ganho uma dimensão global nos anos 2000. A sexta-feira a seguir ao Dia de Ações de Graças passou assim a ser conhecida em todo o mundo como um dia de grandes descontos nas lojas. Em Portugal, as promoções da Black Friday começaram a surgir com mais relevância a partir de 2010 e, apesar de não existirem promoções tão aliciantes como nos EUA (em que as pessoas chegam a tirar o dia de folga para ir para as portas das lojas e as lojas têm horários mais alargados), continua a ser uma boa ocasião para fazer boas compras.
Para não te perderes em descontos que podem não ser verdadeiros descontos e para que consigas fazer bons negócios, segue as dicas que te deixo de seguida.
1 – Marca na agenda
Antes de mais, se estás realmente a pensar aproveitar este dia, marca na tua agenda. Este ano, a Black Friday calha no dia 25 de Novembro. Outra data que também pode ser interessante é a Cyber Monday que é no dia 28 de Novembro (a 2ªfeira seguinte).
2 – Faz uma lista do que queres comprar
Listas nunca são demais, acho que já o escrevi várias vezes aqui no blog 😊 Esta é mais uma situação em que uma lista nos pode ajudar bastante. Começa por listar os artigos que queres comprar e depois as lojas onde os poderás encontrar. Além de te ajudar a focar quando for a altura de ires às compras, a lista é também útil para os pontos 4, 5 e 6, que falo mais à frente.
Se quiseres uma lista bonitinha para te ajudar a organizar, faz o download do “Kit Natal Sem Stress” aqui e lá encontras uma lista para a Black Friday e outra para a Cyber Monday.
3 – Define um orçamento
Se gostas de ter as finanças sob controlo, definir um orçamento é meio caminho andado. Estipula o valor geral máximo que podes gastar e mantem-te fiel a isso. Mais importante do que aproveitar promoções, mesmo que por vezes sejam mesmo muito boas, é ter as nossas finanças pessoais e familiares saudáveis.
4 – Vê o preço dos artigos com antecedência
Começa a preparar as tuas compras na Black Friday com cerca de um mês de antecedência. Como? Estando atenta aos preços dos produtos que queres comprar. Depois de feita a tua lista, vai monitorizando os preços. Isto porque muitas vezes as lojas aumentam os preços dos artigos para depois anunciar promoções maiores do que na realidade são. No calor do momento, se não tivermos noção do preço real do artigo podemos acabar por comprar algo que se não visses que estava em promoção ou se não fosse Black Fiday não comprarias porque a diferença de valores não justificava.
5 – Compara os preços entre lojas e entre lojas físicas e online
Se tiveres alguma disponibilidade de tempo, será importante fazeres mais um trabalho de casa: comparar preços entre lojas. Sabendo bem o que queres comprar, será fácil depois comparar quanto custa nas várias lojas. Será também útil comparares entre as lojas físicas e as lojas online porque muitas vezes há diferenças mesmo dentro da mesma marca.
6 – Verifica se o produto que queres comprar está mesmo em promoção
Mesmo que não tenhas tempo para monitorizar com muita antecedência os preços dos artigos, certifica-te que aquele produto está mesmo em promoção. Nem que seja fazendo uma comparação entre várias lojas para perceber se realmente o valor varia ou é uma falsa promoção.
7 – Faz as compras online
Apesar de as promoções da Black Fiday em Portugal não serem a loucura que é nos EUA, já há muitas pessoas a contarem com esse dia para as compras e, por isso, é sempre um dia de grande confusão nas lojas. Eu, adepta confessa das compras online, neste dia ainda o sou mais. As compras online tem diversas vantagens, sendo a de fugir à confusão uma delas, mas também o facto de não teres de te deslocar e de conseguires comparar facilmente os preços nos diversos websites. Tem, no entanto, atenção a alguns pormenores.
7.1 – Verifica valores de entrega
Apesar de um artigo puder ter uma ótima promoção, não nos podemos esquecer que ao valor do produto acresce, por norma, os valores de entrega da encomenda. É claro que se te deslocasses à loja pagarias a tua deslocação, mas convém não te esqueceres deste pormenor. Até podes conseguir a entrega grátis.
7.2 Verifica se é um site confiável
Se o site onde queres fazer a compra não é teu conhecido, faz uma verificação da sua veracidade e confiabilidade. Pesquisa online ou nas redes sociais por comentários sobre a marca e só depois de teres a certeza que é um site confiável, avança para a compra. Vê mais aqui sobre Compras Online – Cuidados a Ter.
8 – Tem atenção às condições de troca ou devolução
Tanto numa compra física como numa compra online, vê bem quais são as condições de troca ou de devolução. Não compres nada sem perceber como podes trocar ou devolver o artigo, especialmente se for um artigo de valor elevado.
9 – Aproveita bem os descontos
Andas a “namorar” um eletrodoméstico novo há já algum tempo, mas tem um preço elevado? Analisa bem os valores e aproveita as oportunidades da Black Friday. Tendo atenção aos preços, podes conseguir verdadeiros achados neste dia.
Esta ocasião, pode também ser uma ótima altura para adiantares as compras de Natal. Se já tiveres a lista de Natal feita e souberes o que queres oferecer a cada pessoa, é só verificar as promoções e aproveitar.
10 – Não compres só por comprar
Lá porque algo está em promoção não quer dizer que o tenhamos de comprar. Segue a tua lista de produtos a comprar e respeita o orçamento que definiste inicialmente e não te deixes levar pelas compras por impulso. Antes de comprar pensa sempre se realmente precisas daquele artigo ou se só o ponderas comprar porque parece mais em conta.
Cyber Monday
Não te esqueças que a seguir à Black Friday, temos logo a Cyber Monday, na 2ªfeira seguinte. A Cyber Monday é, principalmente, direcionada para o comércio online e para a tecnologia. Portanto, se preferes compras online e tens alguns artigos de eletrónica para comprar aplica as mesmas dicas que te dei para a Black Friday e aproveita esta 2ªfeira cibernética.
Vais aproveitar os descontos da Black Fiday e da Cyber Monday? Também tens truques para sobreviver a estes dias? Deixa na caixa de comentários mais abaixo.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤