Eu sei que a receita da semana passada era um bolo brigadeiro, delicioso, calórico e cheio de chocolate, mas não consegui resistir a partilhar contigo mais uma receita com chocolate: Bolo de Dois Chocolates e Curgete. Há algum tempo atrás, houve uma “moda” de fazer bolos com vegetais um pouco mais fora do comum. Se bolo de abóbora ou cenoura é algo habitual, um bolo de espinafres já é um pouco mais inusitado. Confesso que um bolo verde por dentro não será para mim o mais atrativo, mas, na realidade, o sabor é muito bom. O mesmo acontece neste bolo com curgete, no entanto, não vemos qualquer tom verde porque a curgete vem acompanhado de dois tipos de chocolate.
Já tinha provado alguns bolos com vegetais, mas não estava à espera que este bolo com curgete ficasse tão bom. O bolo fica muito saboroso, mas, principalmente, a massa fica húmida e com uma textura fofa muito boa! Fiquei muito surpreendida e agradada com o resultado final. Confesso que a curgete deixou de ser apenas para fazer sopa 😁
A curgete tem a particularidade de ter um sabor suave, facilmente sobreposto por outros sabores mais fortes, como o chocolate, e confere aos bolos uma textura muito agradável, além de nutrientes extra!
Os Ingredientes
Para este bolinho delicioso, vais precisar de 2 ovos, 170 gr. de iogurte grego, 145 gr. de açúcar amarelo, 110 gr. de puré de maçã, 2 colheres de sopa de óleo de girassol, baunilha q.b., 150 gr. de curgete ralada com casca, 155 g. de farinha super fina, 75 gr. de chocolate em pó, 1 colher de chá de fermento, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 pitada de sal e 25 gr. de pepitas de chocolate.
A Preparação
Primeiramente, lava a curgete e com a ajuda de um ralador de vegetais, rala a curgete fininha. Não é necessário descascar a curgete, uma vez que esta é comestível e tem bastante nutrientes. Depois de ralada, convém retirares a água da curgete, com a ajuda de um pano ou papel absorvente. Reserva.
Podes fazer o puré de maçã, levando cerca de 3 maçãs ao lume, juntamente com um pouco de água. Ou podes aproveitar, como eu fiz, e comprar o puré já feito. O puré que utilizei era um dos produtos do folheto do Aldi da semana passada (devem ter lido a minha mente e visto que ia precisar de puré 😊).
De seguida, numa taça média, mistura o iogurte, o açúcar, o puré de maçã, os ovos, o óleo e a baunilha até teres uma mistura homogénea. Acrescenta a curgete e volta a mexer. Reserva.
Numa taça grande, mistura a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal até estar bem misturado.
Acrescenta os ingredientes secos à taça com os ingredientes húmidos e mistura bem até teres uma massa homogénea. Garante que todos os ingredientes secos estão bem combinados com os ingredientes húmidos. Coloca a mistura numa forma rectangular, tipo bolo inglês, previamente untada com manteiga ou com spray desmoldante. Acrescenta as pepitas de chocolate à massa.
Leva ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 40 a 45 minutos ou até experimentares com o palito e este sair seco da zona central do bolo. Deixa arrefecer por 5 minutos e desenforma-o.
Bolo de Dois Chocolates e Curgete
Utensílios
- 1 forma retangular
Ingredientes
- 170 gr. de iogurte grego
- 145 gr. de açúcar amarelo
- 110 gr. de puré de maçã
- 2 col. de sopa de óleo de girassol
- 150 gr. de curgete ralada com casca
- 155 gr. de farinha super fina
- 2 ovos
- 75 gr. de chocolate em pó
- 1 col. de chá de fermento
- 1/2 col. de chá de bicarbonato de sódio
- 25 gr. de pepitas de chocolate
- baunilha q.b.
- 1 pitada de sal
Preparação
- Lava a curgete e rala a curgete fininha. Depois de ralada, convém retirares a água da curgete, com a ajuda de um pano ou papel absorvente. Reserva.
- Leva ao lume 3 maçãs já descascadas e um pouco de água e vai mexendo até se desfazerem e obteres um puré. Ou utiliza puré de compra.
- Numa taça média, mistura o iogurte, o açúcar, o puré de maçã, os ovos, o óleo e a baunilha até teres uma mistura homogénea. Acrescenta a curgete e volta a mexer. Reserva.
- Numa taça grande, mistura a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal e mistura bem.
- Acrescenta os ingredientes secos à taça com os ingredientes húmidos e mistura bem até teres uma massa homogénea. Garante que todos os ingredientes secos estão bem combinados com os ingredientes húmidos.
- Coloca a mistura numa forma rectangular, tipo bolo inglês, previamente untada com manteiga ou com spray desmoldante. Acrescenta as pepitas de chocolate à massa.
- Leva ao forno cerca de 40 a 45 minutos ou até experimentares com o palito e este sair seco da zona central do bolo. Deixa arrefecer por 5 minutos e desenforma-o.
Notas:
- Podes colocar as pepitas de chocolate quando estás a mexer todos os ingredientes e desta forma terás pepitas mais no fundo do bolo. Ou podes colocar apenas quando a massa já está na forma, fazendo com que fiquem mais no topo do bolo.
- O puré de maçã que utilizei é de compra, apenas porque quando fui às compras, vi no Aldi as embalagens e resolvi experimentar. O bolo fica bom com puré de compra ou feito em casa.
- Não te esqueças de retirar a água da curgete, depois de estar ralada. A curgete tem bastante água e se não retirares o excesso, o bolo não vai ficar com a consistência desejada.
Gostas de bolos para acompanhar um lanche de fim de semana? Então vê:
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤