Inspirada pela cultura americana, todos os verões crio uma lista de atividades para fazer com os miúdos, o chamado Summer Bucket List (podes ver e até fazer download aqui: Atividades de Verão – Vamos entreter os Miúdos?). Um dos itens da nossa lista deste Verão era fazer gelado. Senão me engano era mesmo o primeiro e, claro, não podia deixar os miúdos de água na boca por muito tempo. E, assim, depois de voltarmos de uns dias de descanso, fizemos estes Gelado de Iogurte e Frutos Vermelhos.
Tenho máquina de fazer gelados, mas nunca a usei muito. Até já fiz alguns gelados bons lá, mas demora bastante tempo e temos de ter paciência… Na realidade, ao fazer este gelado também temos de ter alguma paciência porque como é por camadas, temos de esperar que as camadas fiquem firmes para podemos colocar a camada seguinte. Mas vale a pena a espera porque é um gelado muito saboroso e dependendo do adoçante que usas, não será muito calórico. Além de que tem frutos vermelhos! Quem não gosta de frutos vermelhos? ☺
Os Ingredientes
Para este gelado, vais precisar de 1 pacote de leite de coco, 1 copo normal de iogurte natural ou grego (eu tenho um copo de iogurte sempre guardado para servir de medida), 250 gr. de framboesas, 250 gr. de mirtilos e mel a gosto. Podes utilizar outro adoçante a teu gosto, eu como gosto bastante de mel, optei por o usar.
A Preparação
Começa por colocar num tacho pequeno as framboesas e um pouco de mel. Leva a lume brando até obteres um puré. Se precisares de desfazer a fruta, podes usar a varinha mágica. De seguida, passa o puré por um coador para retirar as impurezas e deixa arrefecer. Faz o mesmo com os mirtilos.
Quando o puré de framboesas estiver menos quente, mistura com o leite de coco e verifica o sabor. Se necessário acrescenta mais um pouco de mel. Coloca a mistura nos moldes de gelado e leva ao frigorífico.
Entretanto, mistura o iogurte com o mel. Quando a camada de framboesa estiver firme, retira do congelado e acrescenta a camada do iogurte e leva novamente ao congelador.
Quando a camada do iogurte estiver firme, retira do congelador e acrescenta a camada do mirtilo e leva novamente ao congelador. Deverá estar sólido passado 2 horas.
Se tiveres dificuldade em retirar os gelados das formas, coloca numa taça com água morna até à altura dos gelados. Saem num instante! ☺
Gelado de Iogurte e Frutos Vermelhos
Utensílios
- Molde para gelados
Ingredientes
Camada de Framboesas
- 250 gr. de framboesas
- 30 ml. de leite de coco
- mel a gosto
Camada de Iogurte
- 1 copo de iogurte natural ou grego
- mel a gosto
Camada de Mirtilo
- 250 gr. de Mirtilos
- 30 ml. de leite de coco
- mel a gosto
Preparação
- Coloca as framboesas num tacho e leva a lume brando com um pouco de mel até as framboesas se começarem a desfazer e ficar em puré. Se necessário, passa com a varinha mágica. De seguida, passa a mistura por um coador, para retirares as sementes e peles. Deixa arrefecer.
- Repete a mesma operação com os mirtilos. Deixa também arrefecer.
- Quando as geleias estiverem mornas, mistura as framboesas com o leite de coco e coloca nas formas de gelado. Leva ao congelador pelos menos 30 minutos.
- Entretanto, mistura o iogurte com o mel e quando a camada da framboesa estiver firme, coloca a camada do iogurte nos moldes e leva novamente ao congelador.
- Por fim, quando a camada do iogurte estiver firme, acrescenta a camada dos mirtilos e leva novamente ao congelador.
- Quando os gelados estiverem consolidados, passa as formas por água morna para ser mais fácil retirar os gelados.
Notas
- A receita deu para 6 gelados, mas pode variar conforme os moldes de gelado que tenhas.
- Usei iogurte grego do Lidl, mas fica bem com outro tipo de iogurte.
- Também podes escolher a fruta que mais gostas. Eu como fã de frutos vermelhos que sou, usei-os 😁
Costumas fazer gelado em casa? Quais os teus sabores favoritos? Deixa comentário na caixa de comentários mais abaixo.
Gostas de receitas fresquinhas? Vê a receita de Banoffee Pie em Copinhos ou a receita da Charlotte de Morangos. Se gostas de receitas com menos calorias, vê o Semifrio de Maçã ou a Mousse de Chocolate Fácil e Proteica.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste desta receita, tanto como eu gosto, deixa um comentário e classifica-a com 5 estrelas. Partilha a receita nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤