No ano passado por esta altura já tinha quase todas as minhas Limpezas da Primavera feitas. Este ano, o tempo parece não querer colaborar e aquela vontade de abrir janelas, pegar nos detergentes e limpar a casa ainda não surgiu. Como hoje o sol parece brilhar com um pouco mais de intensidade, lembrei-me de te deixar algumas dicas para que, quando for a altura certa, as tuas Limpezas de Primavera sejam mais eficazes.
Este ano, ao contrário de anos anteriores, acho que vou deixar a troca da roupa mais para o fim do mês porque me parece que o tempo ainda está um pouco instável. Vou concentrar as limpezas na casa, propriamente, dita: virar os colchões, limpar os candeeiros, retirar cortinados, limpar o pó aos livros… E tu, já sabes por onde vais começar?
1. Faz uma lista do que queres limpar
Antes de avançares para as limpezas cheia de força, faz uma lista do que pretendes limpar. As limpezas de Primavera são uma ótima altura para fazer uma limpeza mais profunda à nossa casa, mas talvez não precises de limpar tudo, tudo a fundo. Nem que seja por que há pouco tempo já foi limpo.
2. Verifica os detergentes
Depois de saberes o que queres limpar, verifica os detergentes e acessórios (panos, escovas, …) que tens e os que vais precisar. Mas tenta simplificar as coisas. Se calhar não precisas de um grande número de detergentes, apenas de alguns mais específicos para determinadas zonas da casa. Depois de verificar o que precisas, compra apenas o essencial.
3. Reúne os detergentes
Mores num apartamento ou numa moradia, se vais fazer limpezas mais a fundo, a tua vida fica mais facilitada se tiveres os detergentes e acessórios reunidos num só local. Pode ser um cesto de limpeza, super prático, mas também pode ser um saco grande, onde consigas ter tudo o que precisas e que te permita transportar tudo facilmente de uma divisão para a outra.
4. Define a data no calendário
Define em que data ou datas vais fazer as limpezas e envolve toda a família. Se tiveres filhos mais crescidos, podes conseguir uma boa ajuda. Ou se preferes fazer tudo sozinha, arranja um programa para os restantes membros da família e coloca-os fora de casa.
5. Define objetivos realistas
Dificilmente, vais conseguir limpar toda a casa de alto baixo numa só tarde. É preferível dividir esta tarefa por várias tardes ou fins de semana, do que quereres fazer tudo num só dia. Vais acabar demasiado cansada e desiludida. Faz tudo com calma e tempo!
6. Antes de começares a limpar, destralha cada divisão
Se não aderiste ao Desafio – Operação Destralhar!, esta é uma ótima ocasião para te livrares da tralha que tens a mais em tua casa. Além disso, ao libertares cada divisão do está a mais, a limpeza será muito mais fácil. Reúne vários sacos ou caixas e divide os itens que queres guardar, reciclar, vender, doar ou deitar para o lixo.
7. Limpa divisão a divisão
Limpar divisão a divisão será a maneira mais eficaz de conseguires uma limpeza profunda. Podes seguir uma checklist com tudo o que pretendes limpar por cada divisão, se vires que te ajuda. Não te esqueças que não tens de limpar tudo, se já tiveres limpo recentemente. Concentra-te no que durante o Inverno deste menos atenção.
8. Começa sempre de cima para baixo
Começa a tua limpeza de cima para baixo. Ao fazeres desta forma a limpeza, evita que tenhas de voltar a limpar o pó ou sujidade que estejam nas zonas mais altas e que caem para o chão. Assim, começa por limpar paredes e tetos, candeeiros e janelas. Limpa, de seguida, o pó aos móveis e só, no fim, aspira o chão.
9. Veste roupa confortável
Já tens a lista de tudo o que queres limpar, os detergentes e sabes o que fazer primeiro. Então, só te falta vestir uma roupa prática, calçar uns ténis confortáveis, colocar os phones nos ouvidos para ouvir música e estás pronta para as tuas limpezas da primavera.
Queres uma checklist por divisão da casa? Vê o artigo Está na Hora das Limpezas de Primavera! ou vai à zona de Downloads e procura por Limpezas da Primavera.
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤