Ler sempre foi para mim o melhor dos passatempos. Porquê? Porque ler é um prazer! Desde muito pequena que a minha mãe me conta que eu gostava de livros, mas penso que o gosto se intensificou quando fui para escola primária e depois das aulas ficava à espera da minha mãe na Biblioteca de São Lazaro, que era pegada à escola. Sem dúvida que para outras crianças teria sido uma seca, para mim era todo um mundo novo que se abria e trazia para o meu horizonte novos livros que podia desfolhar.
Desde aí nunca mais deixei de ler. Durante a adolescência fui uma leitora voraz, chegava a ler mais de 5 livros em 15 dias. Claro que com a entrada na vida adulta tive de me moderar e, principalmente, depois de ter filhos o tempo para ler tornou-se muito mais curto. No entanto, agora que as crias já estão mais crescidinhas consigo arranjar mais tempo e tento ler sempre antes de adormecer.
Tentei passar este meu gosto pela leitura aos meus filhos. Desde muito pequeninos que na hora de deitar liamos uma história a cada (eu num quarto, o pai no outro) e eles adoravam. Mas foram crescendo e foram perdendo o interesse. Pensei que a minha batalha estava perdida. Inesperadamente, a minha miúda descobriu a saga do Harry Potter e com ela o prazer de ler. Não tem parado de ler desde então. O mais pequeno tem fases. Há uns tempos não largava os livros do Astérix (leu a coleção quase toda), agora quase não tem pegado nos livros. Acho que ler não pode ser por obrigação, temos mesmo de retirar prazer de ler. Por isso, vou ter de insistir disfarçadamente.
Hoje comemora-se o Dia do Livro Português, com o intuito de divulgar a nossa língua e dar destaque ao livro. A data foi escolhida por ter sido a 26 de Março de 1487 que foi impresso o primeiro livro em Portugal, o Pentateuco. Em jeito de comemoração do dia, deixo-vos como sugestão para ler em Português alguns do meus livros preferidos escritos na nossa língua.
5 dos meus livros preferidos em Português
A Filha do Capitão – José Rodrigues dos Santos
O Memorial do Convento – José Saramago
Os Maias – Eça de Queirós
O Cavaleiro da Dinamarca – Sophia de Mello Breyner
O Mundo em que Vivi – Ilse Losa
Gostam de ler? Quais são os vossos livros preferidos escritos em Português? Contem-me tudo nos comentários.
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤
4 comments
Olá, Beatriz!
Obrigada pelo teu feedback.
Eu também uso óculos precisamente para ler e estar ao computador 😋
Beijinhos
Olá
Eu também sempre gostei de ler, embora a minha história seja bem diferente da tua.
Ora nunca tive os meus pais, e só aprendi ler quase com 10 anos de maneira que, foi com professores e com psicológos que me foram dando livros e fui aprendendo a gostar. Os meus trabalhos da escola aprendi a ir aos livros e não ao computador porque também não tinha nenhum, apenas na escola e mal sabia usar.
De maneira que os livros sempre fizeram parte de mim, sempre foram o meu refugio.
Tambem era como tu lia imensos livros em menos de 5 dias, cheguei a ler 3 ou mais de cada vez.
Dai tive que voltar a usar oculos e a ficar quase cegueta devido ao ler bastante, devido ao estar oras ao computador a reunir informação para alem da que eu ja tinha dos livros. Enfim livros é mesmo vida. Quanto aos que mais gosto tenho grande preferencia por tudo o que seja romances. Dos que enlencaste a cima, adoro o memorial do convento e muitos dessas alturas pois tive de os apresentar na escola.
Beijinhos