As lojas já têm decorações de Natal. Os supermercados já estão cheios de bombons e docinhos natalícios. Até as ruas começam a ter as iluminações próprias da época. Eu diria que já se pode começar a pensar seriamente no tema: Natal! O Natal é a época do ano preferida cá em casa. Seja pelas decorações, pelos presentes, pela presença da família ou pelas iguarias, todos gostamos mesmo muito do Natal. Por isso, tal como em tudo, tento prepará-lo com antecedência e organização para puder aproveitar esta altura sem stress.
A época natalícia oficial por aqui é exatamente a meio de Novembro (após o aniversário do meu marido): montamos a árvore de Natal, os miúdos começam a dar dicas do que querem de prenda, eu começo a elaborar a lista de presentes, preparo o calendário do advento para os miúdos e decoramos todos a casa. Mas, antes disso, já vou tendo o Natal em pensamento. Este ano, por exemplo, logo no início do mês comprei os calendários do advento de chocolate, algumas decorações para os bolos e papel de embrulho porque, por experiência, sabia que ia precisar.
Sendo uma época mais agitada e em que temos de ter em conta muitos pormenores, deixo-te aqui algumas dicas para conseguires viver esta altura do ano da melhor maneira: sem grande nervosismo, esquecimentos ou desorganização.
1 – Utiliza um Planificador ou o Kit “Natal sem Stress“
Para te organizares melhor e não esqueceres nada, podes criar o teu próprio planificador. Pensa no que tens mais dificuldade em organizar na época natalícia e prepara algumas listas para isso. De certeza que te vais sentir mais preparada.
Se quiseres, podes também fazer download do Kit “Natal sem Stress” que eu criei, exatamente para ter todos os assuntos natalícios em ordem. Tens:
- 1 Lista de Tarefas a Fazer – Novembro
- 1 Lista de Tarefas a Fazer – Dezembro
- 1 Lista de Prendas
- 1 Planear Refeições
- 1 Lista para Black Friday
- 1 Lista para Cyber Monday
- 1 Calendário do Advento
- 1 Carta do Pai Natal
- 1 Bucket List Natalício
Queres o Kit? Vê o artigo até ao fim. Aí podes ver como fazer o download.
2 – Cria um orçamento
O Natal pode ser a época mais maravilhosa do ano, mas também pode ser uma altura de muitas dores de cabeça e dúvidas relativas às finanças familiares. Algo que te poderá ajudar bastante é definir um orçamento para tudo o que podes gastar no Natal. Se já tiveres uma ideia dos gastos de anos anteriores melhor. Depois de definires o valor geral, divide-o em categorias. Por exemplo:
- Prendas Família
- Prendas Amigos
- Decorações
- Comida
- Roupa
- Eventos e Atividades
- Deslocações (combustível + portagens)
- Material de Embrulho
Queres dicas de como criar um orçamento? Vê aqui: Como criar um Orçamento para o Natal.
3 – Faz a lista de presentes
Ir às compras sem uma lista é desgraça na certa 😅 Estou a brincar, mas se não vou ao supermercado sem lista, também não vou fazer as compras de Natal sem ter bem definido a quem vou dar um presente.
Depois da lista feita, podes ainda juntar em grupos, por exemplo, todas as crianças, a quem vais dar apenas uma lembrança,… Torna-se mais fácil fazer as compras porque compras por tema.
4 – Faz uma Lista de Desejos para cada membro da família
Quantas vezes não te perguntaram já qual o boneco preferido do teu filho ou em que gadget o teu marido anda interessado para puderem dar uma prenda acertada. Pois, bem a Lista de Desejos da família serve para responder exatamente a essas questões. Torna a tuas próprias compras mais fáceis, mas também as da família mais próxima ou dos amigos (caso perguntem). É só pensar em algo que gostavas de receber e estar atenta aos desejos dos restantes membros da família e ir anotando.
5 – Define os dias de ir às compras
Pode parecer que o Natal está ainda longe. Na realidade, faltam 39 dias para o dia 25. Por isso, para que não te falte nenhuma prenda, nem tenhas de à última hora ir ao centro comercial fazer compras, estabelece prazos. Dentro do calendário de Novembro e Dezembro, vê qual o melhor (ou os melhores dias) para dedicar a este assunto e assinala já na tua agenda.
Se já tiveres a lista de prendas feitas, podes começar já a ir comprando ou podes também aguardar pela Black Friday ou Cyber Monday para teres algumas promoções. Se começares cedo, tens menos uma tarefa a tratar.
Não gostas de filas nem de muitos aglomerados de pessoas? Dá primazia às compras online. Consegues comparar bem melhor os produtos e não tens de sair de casa. São só vantagens. Queres dicas para as compras online? Vê este artigo: Vídeo – Dicas para Compras Online
6 – Prepara o Menu para o Natal e a respetiva lista de compras
Os eventos familiares podem ser complicados, ainda mais em famílias grandes. Sendo toda a festa feita em tua casa, apenas um dia ou mesmo que apenas tenhas de preparar algumas entradas ou sobremesas, convém saber de antemão o que vais fazer. Assim, podes delinear quando e onde comprar tudo, mas também quando precisas de começar a preparar o menu.
7 – Define as atividades em família
A época natalícia é rica em tradições e atividades familiares. É uma ótima altura para fortalecer os laços familiares e criar bonitas memórias. Porém, para não quereres fazer muito e acabares sem conseguir fazer metade, define todas as atividades familiares que tens em mente. Montar a árvore de Natal é uma boa atividade, mas também uma sessão fotográfica, uma ida a uma vila Natal, a compra dos presentes,…
O Calendário do Advento pode ajudar a organizar todas as atividades. Nunca fizeste? Vê aqui como podes criar um: Calendário do Advento – Como Criar um.
8 – Não te esqueças de acrescentar nenhum evento ao calendário
Os meses de Novembro e Dezembro, mas, principalmente, Dezembro, são meses carregados de eventos. Para que nada te escape, anota tudo no teu calendário. Melhor ainda: se possível, partilha o calendário com toda a família. Assim, todos sabem os eventos e as atividades que têm pela frente e podem também acrescentar as suas para estar tudo coordenado.
Vê alguns exemplos dos eventos que deves marcar no teu calendário:
- Reuniões familiares
- Festa de Empresa
- Jantares de Amigos
- Festinhas da Escola
- Feira de Natal da localidade ou alguma vila natal que queiras visitar
- Fotos com o Pai Natal
- Sessão fotográfica com a família
- Férias da criançada
- Feriados
- As tuas folgas ou dias de férias
- Idas às compras
- Alturas de cozinhar
9 – Verifica o teu stock de papel de embrulho, fita cola, laços e fita
Fazes os embrulhos em casa? Então, antes de começar a pensar em embrulhar as prendas, verifica a quantidade de papel de embrulho, de fita cola, laços e etiquetas para que nada te falte.
10 – Prepara uma “Estação de Embrulhos”
Se o teu tempo disponível é pouco, o mais provável é preferires os embrulhos feitos nas lojas. Mas se gostas mesmo de fazer tu os embrulhos, então a estação de embrulhos é uma ideia brilhante. Eu gosto mesmo muito de embrulhar as prendas. Dá algum trabalho é verdade e, às vezes, já estou um pouco cansada da tarefa. No entanto, é algo que gosto mesmo muito de fazer. Há algum tempo atrás vi a ideia da estação de embrulhos e resolvi reproduzi-la. Claro que tive em conta o espaço disponível e optei por uma mesa pequena na sala. Lá coloquei o papel de embrulho, as fitas, a fita cola, as etiquetas e tudo o mais necessário para embrulhar os presentes.
Assim, evito ter de arrumar e desarrumar tudo de cada vez que quero embrulhar alguma prenda. Defino também o local de guardar os presentes antes de serem embrulhados. Confesso que um ano, me esqueci de 2 ou 3 presentes porque não estavam guardados no local habitual.
11 – Planeia a limpeza da casa
O Natal é sinónimo de alegria e sorrisos, mas também de mais “coisas” em casa. Se tiveres algum tempo disponível tenta “destralhar” um pouco a tua casa para acolher as novas prendas que irão chegar.
Além disso, se festejares os dias 24 e 25 de Dezembro em tua casa, vê quando consegues fazer uma limpeza da casa. Entre o bacalhau e as batatas cozidas e todas as sobremesas a fazer, a limpeza poderá não estar no pensamento, mas tem de ser feita para receber bem a família.
Pequenos conselhos para manter a sanidade mental:
- Não te agarres demasiado à tradições. Se não tiveres tempo, disponibilidade ou capacidade para as fazer, não as faças. Nada é obrigatório.
- Faz as coisas planeadas com calma. Se as planeaste com antecedência terás tempo para tudo.
- Deixa os mais pequenos aproveitarem estes dias. Mais importante do que fazer determinada atividade que nós pensávamos que eles iam gostar, é eles viverem estes dias com alegria. Cria memórias.
Kit Natal Sem Stress
O Kit Natal Sem Stress é composto por:
- 1 Lista de Tarefas a Fazer - Novembro
- 1 Lista de Tarefas a Fazer - Dezembro
- 1 Lista de Prendas
- 1 Planear Refeições
- 1 Lista para Black Friday
- 1 Lista para Cyber Monday
- 1 Calendário do Advento
- 1 Carta do Pai Natal
- 1 Bucket List Natalício
Para teres acesso exclusivo ao Kit, só tens de clicar na caixa "Download Gratuito", colocar o teu email na caixa abaixo e clicar no botão "Enviar Link".
Logo de seguida, receberás na tua caixa de email o link para poderes fazer download do "Kit Natal Sem Stress". Verifica se não vai parar à caixa de SPAM.
Depois de fazer o download é só imprimires e já podes ir começando a pensar no Natal!
Enviar link de download para:
Preparada para a melhor época do ano?
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤