Já disse várias vezes que sou a “Maria das listas” porque faço listas de tudo e mais alguma coisa. As listas ajudam-me a memorizar o que estou a escrever, mas também me dão uma sensação de controlo e de organização. Muitas vezes não precisava de fazer aquela lista em particular (por enquanto ainda tenho boa memória), mas se não o fizer sinto sempre que me posso esquecer de algum detalhe ou de algo importante. Sinto-me também mais organizada e com o dia-a-dia mais orientado. Sentes muitas vezes que precisas de te organizar melhor? Então, vê comigo, as listas que te vão ajudar a organizar!
As listas, no geral, ajudam-te a:
- manteres a sensação de vida organizada e evitares o sentimento de ficar assoberbada
- focares-te nas tarefas/eventos mais importantes
- dar prioridade às tarefas mais urgentes
- sentires-te mais em controlo do teu dia-a-dia
- conseguires analisar melhor as tarefas e deixares de andar a correr a apagar fogos
- evitar tanto stress no teu quotidiano
Só vantagens, não achas? Mas, claro, que não tens de fazer listas de tudo. Se não és habitual destas andanças, o importante, para começares, é perceber quais as listas que mais te podem ajudar e fazer apenas essas. Mais tarde, acredito que fiques viciada em listas! 😁
Vamos, então, ver as listas que te vão ajudar a organizar!
Listas que te vão ajudar a organizar
1 – To Do List ou Lista de Afazeres
As To Do Lists ou Listas de Afazeres são, talvez, das listas que mais faço. Anoto os meus afazeres no meu Bullet Journal, mas também utilizo uma aplicação no telemóvel para esse efeito porque nem sempre tenho o Bullet Journal à mão. Mas, além disso, faço listas de afazeres em qualquer lado. Só preciso mesmo de uma folha de papel e de uma caneta. Faça-as tanto para organizar a minha pessoal, como a profissional. Tenho uma tarefa no trabalho? Pego numa folhinha e escrevo o que preciso de fazer para mais rapidamente alcançar aquele objetivo.
Gosto de ao domingo ao fim do dia organizar a semana que se aproxima e, nessa altura, aproveito sempre para fazer a minha lista de afazeres para a semana. Quero marcar uma consulta? Quero pesquisar um tema para o blog? Fica tudo anotado!
2 – Ementa Semanal
A Ementa Semanal é uma grande ajuda para conseguir mais facilmente organizar a vida familiar e a nossa alimentação. Se ainda não o fazes, pode parecer uma perda de tempo ou que te vai tirar muito tempo. No entanto, a verdade é que ao ter tudo esquematizado para toda a semana, a tua vida está muito mais facilitada. De manhã, antes de sair para o trabalho, não tens de pensar no que queres fazer para o jantar ou se tens os ingredientes todos. É só verificar a ementa e tirar do congelador o que vais precisar.
Gostavas de saber mais sobre elaborar a ementa? Vê o artigo Ementa Semanal -descomplica a tua vida e também o artigo com vídeo Video – Organização das Compras e Ementa Semanal. Ah, e não deixes de fazer download dos vários templates aqui!
3 – Lista das Compras de Supermercado
Juntamente com a Ementa Semanal, a lista de compras de supermercado é outra lista habitual cá em casa. Todas as semanas após elaborar a ementa, vejo o que preciso de comprar e elaboro a lista semanal. Utilizo uma aplicação de telemóvel para ter as listas sempre à mão e aí tenho uma lista por cada supermercado porque não compro todos os produtos apenas num supermercado.
Queres saber mais sobre como organizar as tuas compras de supermercado? Vê o artigo Compras de Supermercado – Como organizar para poupar.
4 – Inventário da Despensa, do Congelador
Mais uma lista relacionada com as compras de supermercado, mas que a meu ver é muito importante tanto para te ajudar a poupar como a evitar o desperdício alimentar. Não vivemos uma época de desperdiçar dinheiro, logo saber o que tens na tua despensa é valioso. Tal como não vou às compras sem uma lista do que quero comprar, também não faço essa lista sem verificar antes o que existe em casa. Se quero fazer esparguete à carbonara não coloco na lista nada antes de verificar se tenho na despensa o esparguete, as natas, os ovos ou o bacon.
É claro que me podes dizer que não faz mal comprar um pacote de esparguete a mais. É verdade e faz sentido, mas se pensarmos que até tinhas 3 pacotes na despensa e já nem te lembravas disso é gastar dinheiro desnecessariamente.
Faço também o Inventário do congelador. Primeiro, porque congelo muitos alimentos e depois porque devemos ter noção do que lá temos para consumirmos atempadamente. Há alimentos que duram bastante tempo no congelador, no entanto, há outros que duram cerca de 2 meses. Convém estarmos atentas para não desperdiçar comida.
Podes ler o artigo Como combater o Desperdício Alimentar – 12 Dicas!
5 – Lista de Receitas a Experimentar
Sabes aquele hábito de ver uma receita, achar que deve ser boa, guardar e depois nunca mais a fazer? Pois bem, penso que seja um hábito que passa de geração em geração. A minha mãe tinha milhentas revistas de culinária com as receitas que gostou ou queria fazer assinaladas, mas que raramente fazia (até que um dia se chateou e deitou a maioria das revistas fora). Eu, além de algumas revistas, guardo no meu computador links para diversas receitas que nunca fiz… Até que me apercebi disso e de como este pensamento não fazia sentido e resolvi criar um ficheiro de excel muito simples, com o nome da receita e o link para o site. Quando estou menos inspirada ou quando me apetece experimentar algo novo, vou ao ficheiro e vejo o que posso fazer.
6 – Lista de Receitas + utilizadas
No mesmo ficheiro excel das receitas a experimentar, criei uma folha para as receitas mais utilizadas cá em casa. É óbvio que todas sabemos que temos receitas que já fazemos de cor, mas depois há algumas receitas que fazemos algumas vezes e até gostamos, mas por algum motivo nos vamos esquecendo delas e não as voltamos a fazer. Esta lista é para evitar isso mesmo! Se tenho dúvidas ao preencher a ementa semanal, vou espreitar esta lista e vejo o que pode preencher um dos espaços em branco da ementa.
7 – Lista de Limpeza da Casa
Gerir todas as tarefas de casa não é fácil principalmente nos dias de hoje em que saímos cedo e chegamos tarde. Mesmo com a divisão de tarefas entre o casal, a verdade é que há sempre muitas tarefas a fazer e podemos sentir-nos desorientadas e sem saber por onde começar.
As tarefas de limpeza são muitas, mas nem todas têm de ser feitas ao mesmo tempo. Podes fazer uma lista das limpezas que queres fazer diariamente, das que fazes semanalmente e até das que são necessárias fazer mensalmente, de seis em seis meses e anualmente. Com estas listas de certo que as tarefas serão mais facilmente lembradas e conseguirás organizar melhor a sua realização.
Uma lista de limpezas que gosto bastante de seguir é das Limpezas da Primavera. A Primavera é a altura certa para lavarmos e arrumarmos coisas na nossa casa, mas se tiveres uma lista por divisão da casa com tudo o que queres fazer é muito mais fácil.
Podes ver a lista da Primavera que fiz no ano passado no artigo: Está na Hora das Limpezas de Primavera!
8 – Lista das Compras de Roupa
É uma lista a que vou acrescentando e retirando itens porque não compro roupa com muita frequência. Mas é muito útil apontar o que é preciso para quando vamos às compras (seja no browser do computador, seja na loja física) não nos esquecermos de nada.
Esta lista funciona bastante bem, para mim, principalmente, nas mudas de estação, quando muita roupa deixa de servir aos miúdos. Para não baralhar o que cada um precisa, faço uma listinha com o nome de cada um e vou anotando o que é necessário comprar.
9 – Lista do que pretendes destralhar
Todos nós temos coisas a mais, sejam revistas, roupa, copos, brinquedos…. E nem sempre temos a facilidade (até mental) de darmos ou deitarmos fora o que não utilizamos. Escrever ajuda a perceber a dimensão do que temos acumulado, da tarefa que temos em mão, mas também ajuda a que planeemos como vamos destralhar.
Eu tenho grande dificuldade em deitar objetos fora. Mas já o consegui fazer em algumas ocasiões e a sensação posterior é, de um alívio e tarefa cumprida, muito prazeirosa. Por isso, no início do ano, lancei o desafio de destralharmos as nossas casas. A ideia é simples e não é nos ocupar demasiado tempo. Do início do ano até ao fim de Junho, todos os fins de semana, dispensamos entre 15 a 30 minutos, a retirar o que temos a mais de determinado zona da casa. Parece-te uma boa ideia? Ainda vais a tempo! Vê aqui o Desafio – Operação Destralhar!
10 – Lista de Recados Semanais
Esta lista pode estar integrada na lista de afazeres, de que falamos no início. No entanto, ao teres separada a lista de afazeres da lista de recados, tens a vida mais facilitada quando estás na rua a fazer os recados. Eu gosto de fazer a minha To Do List no Bullet Journal e depois, escrevo as tarefas que são para fazer no exterior na aplicação do telemóvel que uso para esse efeito. Assim, quando estou na rua, consigo verificar tudo o que tenha para fazer, sem que falhe nada.
Por exemplo, durante muito tempo, quando não estava em teletrabalho, aproveitava a hora de almoço para fazer recados. Passar por uma loja do chinês comprar algo que fazia falta em casa; ir ao supermercado comprar algo que era necessário para o jantar desse dia, mas que me tinha esquecido de comprar; ir aos correios levantar uma encomenda… Enfim! Tudo aquilo que a hora de almoço me permitia fazer.
11 – Lista de Livros a Ler
Tenho cada vez mais a sensação que vivemos depressa demais e que essa pressa nos faz esquecer pormenores importantes. Tal como nunca mais nos lembramos da receita que vimos e gostávamos de fazer, também nos esquecemos do livro de que lemos review e que gostávamos de ler. Assim, criei no Bullet Journal, uma lista com os livros que quero muito ler para quando tiver disponibilidade saber o que comprar.
12 – Lista de Filmes /Séries a ver
Um dos meus passatempos preferidos, a par de ler, é ver filmes e séries. Vejo até mais do que uma ao mesmo tempo, mas há tantas e tão interessantes que gosto de fazer uma lista com as séries que quero ver para não perder nenhuma. Além disso, com a pandemia muitas séries que estava a ver pararam ou atrasaram a produção. Com esta lista consigo ter as séries e os filmes atualizados, sem me esquecer de nada!
13 – Lista para Fazer as Malas
Sendo eu fã de listas, não podia não fazer uma lista quando vou de férias com tudo o que é necessário empacotar. Faço esta lista desde miúda, sim, quando era pequena fazia uma lista com os brinquedos que queria pôr na mala e em adolescente comecei a escrever a roupa a levar. A febre das listas começou cedo.😅
Se for apenas um fim de semana, pondero não fazer lista, até porque nem sempre o tempo dá para tudo. Mas se forem férias grandes, faço sempre uma lista por cada membro da família para que nada fique esquecido.
Gostavas de ter uma lista dessas já feita? Não deixes de ver o artigo Fazer as malas de viagem como uma profissional!, onde podes fazer download de uma lista já preenchida e de outra em branco para preencheres como achares necessário.
14 – Lista de passwords
Uma das regras importantes ao navegar na internet é que não devemos utilizar a mesma password para diferentes contas. Tal como, quando são sites muito importantes, a password também não deve ficar memorizada no nosso browser. No entanto, hoje em dia, com tantos logins é impossível memorizar todas as passwords.
Podes fazer uma lista com os diferentes logins que tens de contas:
- de email
- bancárias
- de streaming
- contas relacionados com a vida profissional
Mas não o faças num caderninho ou na tua agenda ou no teu bullet journal. Existem gestores digitais de passwords, bastante bons e confiáveis e mais seguros, como o KeePass. Este gestor de passwords é gratuito e bastante seguro.
15 – Lista de Despesas Mensais
Ter uma ideia bastante concreta das despesas que temos no nosso dia-a-dia é algo muito importante. Sem essa noção, bem que podemos chegar ao fim do mês sem dinheiro e não percebemos porquê. Eu sei que não é uma tarefa de que se possa gostar muito de fazer, mas é algo que tem de ser feito para que a economia familiar se equilibre.
Além de dar uma noção das despesas gerais, também te pode ajudar a não te esqueceres de as pagar. Faz a lista mensalmente e depois é só ir riscando as despesas quando as pagares.
16 – Lista de Projetos em Casa
Há sempre pequenos projetos para melhorar a nossa casa que gostávamos de fazer. Mas que vão ficando esquecidos porque na altura em que pensaste neles não tinhas disponibilidade ou não tinhas o que era necessário para avançar. Se fizeres uma lista com esses projetos será muito mais fácil lembrares-te deles, tal como será mais fácil planear quando os vais fazer.
Podes encontrar um template bem giro para os projetos de casa no Kit Organiza-te! Procura na página de Downloads.
17 – Bucket List
A Bucket list é uma lista com as atividades que gostávamos de fazer em determinada altura. Pode ser uma Bucket List para toda a tua vida, mas também pode ser algo mais simples e sazonal, como o que queres fazer num ano ou o que queres fazer no Verão.
Eu comecei a fazer as bucket list para as atividades a realizar em família com os miúdos durante os meses de Verão e é algo de que gosto muito de fazer.
Se quiseres ler um pouco mais sobre o assunto podes ver o artigo: Atividades de Verão – Vamos entreter os miúdos?
Se pensarmos bem, o calendário do advento não passa de uma lista de atividade, se bem que aqui são calendarizadas! Podes ver mais sobre o Calendário do Advento nestes artigos: Calendário do Advento – Como criar um.
18 – Objetivos
Todos temos os nossos objetivos, sejam objetivos de vida, sejam objetivos profissionais, sejam objetivos anuais. Mas com a correria do dia-a-dia, há uma grande probabilidade de esses objetivos irem ficando esquecidos, guardados num cantinho da memória. Ao fazer uma lista com os teus objetivos, é mais fácil de os teres presentes, mas também é mais fácil que faças mais para os atingires.
19 – Resoluções de Ano Novo
Tal como os objetivos, as resoluções de Ano Novo têm uma grande tendência a ficar esquecidas passado uns meses ou até mesmo umas semanas. Se as tiveres escrito, numa lista bonitinha, será mais fácil ao longo do ano te relembrares do que querias alterar na tua vida.
Queres saber como manter as resoluções? Vê o artigo Resoluções para o Ano Novo e como mantê-las!
20 – Wishlist ou Lista de Desejos
Há sempre algo que gostávamos de ter, mas por ser caro ou por acharmos que não é aí que queremos gastar o dinheiro naquela altura, acaba por ficar esquecido. Porém, se fizeres uma lista de desejos, isso pode não acontecer. Ao escreveres aquilo que gostavas de ter, consegues ir percebendo se o conseguiste comprar ou ainda tens o artigo na lista. Além disso, também pode ser uma maneira de ires dando ideias de prendas a quem te rodeia. O teu namorado/marido não sabe o que te oferecer? Ou os teus pais? Ou a tua amiga mais chegada? Vê na tua lista de desejos o que poderia ser uma prenda para receberes.
21 – Aniversários
Esta é uma das listas básicas para não andarmos sempre a dizer aos amigos “Desculpa lá, mas esqueci-me do teu aniversário!” Eu tenho anotados os aniversário de amigos, filhos de amigos e familiares no meu calendário do Google, mas também tenho um espaço dedicado a isso no meu Bullet Journal para que não falhe nenhum.
22 – Lista de prendas a comprar
Se a lista de aniversários é básica, a lista de prendas também é bastante necessária. É claro que não oferecemos prendas a todas as pessoas a quem damos os parabéns, mas é importante ter uma lista de prendas feita para pudermos procurar as prendas com antecedência.
Por altura do Natal, faço também uma lista de todas as pessoas a quem vou comprar, tal como se depois a prenda já está embrulhada e entregue. Podes ver tudo sobre as listas para o Natal no Kit Natal Sem Stress!
23 – Lista Compras Black Friday e Cyber Monday
A altura de saldos e de promoções em geral é sempre boa para conseguires poupar algum dinheiro e fazer bons negócios. As promoções de Black Friday e da Cyber Monday costumam ser interessantes, mas para isso convém estares atenta. Quando quero comprar artigos nestas alturas faço sempre uma lista do que gostava de comprar e anoto o site onde vi o produto e o valor a que estava para quando chegar o dia perceber se a promoção se mantem e é de aproveitar ou não.
Se gostavas de ter uma lista mais decorada para estas alturas, vê Vídeo – Kit Natal Sem Stress!
O que achas das listas que te vão ajudar a organizar? Está na altura de começares as começares a fazer? Diz-me, na caixa de comentários mais abaixo, quais vais começar a fazer ou quais as tuas preferidas!😉
Até à próxima,
Irene
Se gostaste deste artigo, partilha-o nas redes sociais e ajuda-nos a crescer! ❤